Economia

Vinhos nacionais somam 40 prêmios no exterior no ano

Rótulos foram destaques em concursos na França, Grécia e Portugal
22 de abril de 2019 às 12:30
Foto: Foto: Divulgação

Os vinhos brasileiros romperam a barreira dos 40 prêmios neste ano com as recentes conquistas no International Awards Virtus. Realizado em Lisboa, o concurso conferiu 13 medalhas aos rótulos nacionais. As 462 amostras, entre vinhos, destilados e azeites foram degustadas por 40 degustadores de sete países.

O júri teve a oportunidade de degustar produtos provenientes da Alemanha, Brasil, Chile, China, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Gilberto Simonaggio, e a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde, participaram do evento. Para Simonaggio, o Brasil surpreendeu os degustadores. "O Brasil teve um desempenho muito bom em todas as categorias, principalmente nos espumantes”, relatou.

O Brasil ampliou suas premiações no Concurso Internacional de Vinhos e Destilados de Thessaloniki, realizado na Grécia. Na edição de 2019, conquistou 14 medalhas, 55% a mais que as do ano passado no mesmo evento. As 866 amostras de cinco países foram degustadas por um júri internacional formado por 25 especialistas entre enólogos, Masters of Wine e formadores de opinião.

Segundo o enólogo Marcos Gabbardo, diretor da Regional Sul da ABE, que representou o Brasil, as amostras foram avaliadas de forma comparativa na mesma categoria. “As notas finais foram debatidas entre os jurados e, se necessário, degustadas novamente. Com isso, pode-se conhecer uma ótica distinta de avaliação sensorial dos vinhos”, considera.

Na 19ª edição do concurso Citadelles du Vin, realizado em Bordeaux, na França, os produtos brasileiros somaram mais sete medalhas. O diretor da ABE, Christian Bernardi, que representou o Brasil na 19ª edição do Citadelles du Vin, relata que o grupo de 50 degustadores teve muito trabalho para eleger os vinhos destaque dentro de uma qualidade média bastante elevada. O concurso reuniu cerca de 800 amostras de 40 países. 

PRINCIPAIS PREMIAÇÕES

Em Portugal

Grande Medalha de Ouro

Ponto Nero Live Celebration Brut Rosé

Medalhas de Ouro

Aurora Espumante Brut

Casa Valduga 130 Blanc de Noir

Garibaldi Espumante Prosecco

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017

Ponto Nero Espumante Cult Brut Rosé

Na Grécia

Best Sparkling e Medalha de Ouro

Garibaldi Espumante Brut Chardonnay

Na França

Citadelles d’Or

Garibaldi Espumante Moscatel

Gran Leopoldina Chardonnay 2017

Garibaldi Espumante Prosecco Brut

Garibaldi Espumante Chardonnay  Brut

Zanotto Espumante Moscatel

Casa Valduga Gran Villa Lobos 2012





Publicidade