Política

Vereadores propõem mudanças

23 de agosto de 2019 às 09:10
Foto: Gabriela Bento Alves, Divulgação

A alteração na forma de cumprimento das convocações de secretários municipais foi proposta pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na sessão desta quinta-feira. Segundo ele, o modelo em vigor favorece ao convocado. Isso porque não permite que os vereadores contestem as respostas aos questionamentos. “Enquanto tiver essa modalidade, eles virão aqui com o discurso pronto e não responder nada”.

O emedebista sugeriu que seja adotado um sistema de cada vereador ter cinco minutos para perguntar e o convocado responder imediatamente. O autor ou um dos autores encerraria a sessão, avaliando se a convocatória alcançou os objetivos. Atualmente, os vereadores falam em sequência e o secretário encerra respondendo as perguntas em bloco.

A proposta surgiu em aparte a Eloi Frizzo/PSB que repercutia a convocatória da secretária. “Quando da votação do requerimento para que fosse convidada a secretária de Turismo para virar a essa Casa, manifestei a minha preocupação de que esse instrumento não servisse efetivamente para constranger pessoas, nem para palco de apresentação teatral. Este instrumento, criado pelo vereador Rodrigo Beltrão, que seja utilizado como forma de debate sério, mas isso não existe e eu já tinha essa percepção”, avaliou. Caso a Mesa Diretora aprove uma nova resolução, as regras valerão também para presidentes e diretores de autarquias, fundações e empresas públicas municipais.





Publicidade