Política

Vereador solicita UBS na Penitenciária Industrial

Medida reduziria gastos do Palácio Piratini
26 de novembro de 2019 às 11:34

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Caxias do Sul, houve uma reivindicação para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro da Penitenciária Industrial (Pics). O pedido foi feito pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), que ocupou a tribuna do Legislativo. Ao citar a demanda, o parlamentar disse que a obra representa maior segurança para a população e comunidade em geral.

Renato Oliveira preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara e enfatizou a construção da UBS como uma ferramenta que reduziria gastos do governo do Estado, atual responsável pela gerência da unidade prisional, com deslocamentos de detentos em casos de saúde. A partir de um encontro com o Conselho da Comunidade, o vereador disse que se chegou a um investimento de cerca de R$ 170 mil para a construção da UBS da Pics, cujo prazo de construção seria de 120 dias.

Apesar disso, o comunista afirmou não acreditar no cumprimento do prazo por parte do governo do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). Ele repercutiu ainda que a ideia de ter uma UBS dentro da Penitenciária Industrial se originou ainda na gestão do ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT). Em aparte, Felipe Gremelmaier (MDB) disse que há falta de planejamento público na atual administração.