Política

Valdir Walter projeta dificuldades para prefeito fazer campanha nos bairros

Líder comunitário reconduzido à presidência da UAB diz que não desistirá de obter diálogo por parte do Executivo
25 de junho de 2019 às 12:53
Foto: Facebook, Reprodução

O presidente reeleito da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) tomou posse, neste domingo (23). Na solenidade realizada no espaço UAB Cultural também assumiram os dirigentes das cerca de 140 associações de moradores (Amobs).

Walter venceu a eleição realizada no dia 2 de junho. Ele fez 4.100 votos contra 2.500 do adversário, o presidente da Amob Belvedere, Alaor Barbosa. Este é o quarto mandato dele no comando da entidade. Os outros três foram nos períodos 2009-2011, 2012-2014 e 2017-2019.

A ideia de Walter é solicitar uma audiência com o prefeito com o fim de apresentar os novos diretores e encaminhar uma pauta de reivindicações. Em 2017, Daniel Guerra não acolheu o pedido de reunião. “O prefeito já demonstrou antipatia com o movimento comunitário. Mas vamos encaminhar pedido de reunião novamente e, desta vez, espero que sejamos recebidos na Prefeitura”, afirmou.

METAS

Valdir Walter disse que manterá o cronograma de trabalho da gestão anterior. Ele destacou como um dos principais pontos o fortalecimento do relacionamento entre a diretoria da entidade e as Amobs. “Queremos que os presidentes de bairros estejam cada vez mais dentro da UAB, trazendo suas reivindicações e nos ajudando a administrar essa entidade e promover o movimento comunitário. As eleições já terminaram e agora todos devemos trabalhar unidos”, ressaltou.

Outra meta da nova gestão é melhorar a infraestrutura da sede. “Pretendemos consertar o telhado da sede”, informou o presidente. O prédio é cedido pelo Município. No início do atual governo, em 2017, o prefeito Daniel Guerra/Republicanos determinou que a Procuradora-Geral do Município notificasse e desse prazo para a direção da entidade devolver o prédio. A intenção do Executivo foi suspensa por meio de decisão judicial favorável à UAB.

ELEIÇÕES

A nova diretoria tem mandato até 2021, passando pelas eleições do ano que vem. De acordo com Valdir Walter, o atual prefeito terá dificuldade de buscar votos nos bairros de Caxias. “Com toda essa falta de diálogo com a entidade e as Amobs, o prefeito não será bem recebido pelos moradores na campanha eleitoral à reeleição. Temos notado o descontentamento de várias comunidades com relação a essa falta de atenção do atual governo para com o movimento comunitário”, projetou.

A posse da nova diretoria da UAB não foi prestigiada por nenhum representante do governo municipal. Entretanto, os legislativos estadual e municipal estiveram presentes ao ato solene. Entre os parlamentares da Assembleia Legislativa participaram os deputados estaduais por Caxias do Sul, Carlos Búrigo/MDB e Pepe Vargas/PT. Pela Câmara de Vereadores, estiveram Adiló Didomenico/PTB, que representou a Mesa Diretora; Eloi Frizzo/PSB, Kiko Girardi/PSD e Renato Oliveira/PCdoB.





Publicidade