Cidades

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Câmara lança campanha de prevenção e conscientização

Vereadoras de Caxias, de quatro partidos, unidas em torno de uma luta comum
02 de julho de 2019 às 12:59
Foto: Karine Zanardi, Divulgação

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul dá início, nesta terça (2), da campanha "Nossas Vidas Importam". A iniciativa convida a comunidade a abraçar a luta pelo combate à violência contra o público feminino e orienta sobre leis e espaços em que as mulheres podem buscar informações e ajuda. Durante a campanha, que se estenderá ao longo do semestre com todas as atividades abertas ao público e gratuitas, haverá distribuição de material informativo e apitos que auxiliam como sinal de pedido de socorro. Integram a PEM as quatro vereadoras da Câmara: Denise Pessôa/PT (atual procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD.

A primeira atividade ocorre às 9h desta terça, no Grande Expediente da sessão ordinária, com apresentação dos vídeos que serão veiculados na TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo.

Na quarta-feira (3), às 8h15min, haverá o "Apitaço/Grito de Socorro Por Elas", em frente à Câmara de Caxias do Sul, encerrando com a canção Maria, Maria, interpretada pela cantora caxiense Tita Sachet. Logo após, às 9h, durante a plenária, as vereadoras lançam a cartilha "Por elas", contendo leis que amparam as mulheres. O material será distribuído gratuitamente à comunidade.

Para a quinta-feira (4), às 16h, está prevista a gravação de um programa especial "Entre Elas", da TV Câmara, com a participação das quatro vereadoras integrantes da PEM. Na sexta (5), às 8h30min, haverá um cinedebate a partir do filme "Como Nossos Pais", da diretora Laís Bodanzky, e com ênfase nos desafios da mulher na atualidade. Toda a população está convidada a acompanhar, lembrando que a classificação é 14 anos.

A programação da semana se encerra na sexta, das 13h30 às 14h30, na Praça Dante Alighieri, com a distribuição da cartilha "Por elas" e a presença das parlamentares da PEM conversando com a comunidade e explicando sobre o funcionamento do órgão. “Não podemos mais ficar parados diante de índices que nos chocam, como o registro de 400 casos de agressão às mulheres por mês somente em Caxias do Sul”, alerta a vereadora Denise Pessôa.

Palestras com as vereadoras da Procuradoria, a respeito do funcionamento do órgão e da campanha, podem ser agendadas por grupos de diferentes setores, escolas, empresas e instituições públicas. O contato é pelo telefone (54) 3066.3913, com Lorete, ou pelo email faleconosco@camaracaxias.rs.gov.br.