Economia

Unimed e Uniftec adotam recrutamento inteligente

Empresas iniciam movimento de transformação digital com o uso de plataforma desenvolvida por startup
08 de julho de 2019 às 09:05
Foto: Ana Carolina Ferrioli, Divulgação

A Unimed Nordeste-RS e o Grupo Uniftec iniciam, em julho, uma nova jornada no recrutamento de talentos e gestão do quadro funcional, com o uso de Inteligência Artificial (IA). Com a ferramenta, formas tradicionais de contratação, currículos impressos e enviados por e-mail e outros sistemas de cadastros físicos ou online deixam de existir. As duas instituições passam a utilizar a plataforma online de inteligência artificial desenvolvida pela Skeel, startup que nasceu no final de 2018 com o projeto “Parcerias Empresariais”, do Trino Polo – Polo de TI da Serra Gaúcha.

O sistema inteligente busca solucionar problemas comuns no recrutamento de talentos, como elevado turn over, tempo e burocracia, aumentando a assertividade e a agilidade do processo ao entender e conectar ao máximo as duas pontas: os desejos do candidato e as necessidades e demandas da organização. Com o cruzamento desses dados feito por Inteligência Artificial, a plataforma se propõe a colocar o candidato certo na vaga certa. O acesso é gratuito para os candidatos. Thiarlei Macedo, sócio da Skeel, explica que os dados ficam armazenados no sistema e habilitam automaticamente o candidato a vagas oferecidas por outras empresas, ou seja, um cadastro único permite a ele participar de todas as vagas disponíveis na plataforma.

A plataforma analisa os candidatos e as vagas em diversos aspectos, desde habilidades, aspectos culturais da pessoa e do negócio, questões comportamentais, formação, experiência profissional, geolocalização e pretensões salariais, entre outros. Num segundo momento, a ser implementado mais adiante, os dados serão cruzados também com as redes sociais do candidato como indicador de alinhamento para a vaga.

Elisa Tomasini da Cruz, psicóloga organizacional de Gestão de Pessoas da Unimed, explicou que o foco é a estruturação e o gerenciamento do processo de recrutamento e seleção, triagem automática de candidatos, redução de tempo de contratação e otimização de custos e maior engajamento dos envolvidos. A previsão da cooperativa médica é concluir a implantação do novo sistema até o final de julho.

O Grupo Uniftec migrará todo o processo de seleção de professores e funcionários para a plataforma. O kick off já foi dado para gestores e equipe de RH e a mudança deve ocorrer ao longo deste mês. O intuito é modernizar o processo de recrutamento de pessoas na instituição para que ele seja mais assertivo e possibilite avaliar não apenas as competências técnicas do candidato, mas também as comportamentais, de acordo com a gerente de Recursos Humanos, Patricia Misturini.





Publicidade