Cidades

Uniftec cria espaço para exposição de arte

Mundo do Design receberá obras de alunos e artistas da região
21 de junho de 2019 às 13:26
Foto: UNIFTEC, Divulgação

O Mundo do Design, localizado na entrada da Escola de Arquitetura e Design do Grupo Uniftec, é o mais novo espaço para exposição de arte em Caxias do Sul. O local é dedicado a exposições, mostras, instalações artísticas, projetos de estudantes, oficinas de design e arte. “É um ambiente que busca transcender a criatividade e oferecer apoio na construção do repertório cognitivo da arte e sensibilidade dos alunos”, destacou o professor e coordenador dos cursos de Design da Ftec, Gilberto Broilo Neto.

A inauguração do Mundo do Design foi com a presença de uma peça rara para exposição, que ainda pode ser contemplada até julho: o automóvel Fiat 850 Spider, produzido em 1968 e desenhado pelo estúdio Bertone, um dos mais tradicionais grupos de design do século 20. O carro, agora presente no bloco do Uniftec, é um dos apenas cinco exemplares existentes no Brasil. A peça é de propriedade do colecionador Gelson Joni, que, além do 850 Spider, possui outros 13 carros antigos. O projeto é de autoria do designer Giorgetto Giugiaro, que desenvolveu outros veículos clássicos, como o Alfa Romeo Giulietta, Maserati Ghibli e o Delorean DMC-12, eternizado pela trilogia de filmes De Volta Para O Futuro.

Conforme Neto, o Mundo do Design realizará exibições fixas bimensais. Para isso, já estreitou uma parceria com a Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves para alimentar a galeria com exposições de telas a óleo itinerantes, instalações artísticas e projetos audiovisuais, ao longo deste ano. “Toda a comunidade está convidada a visitar este espaço. A finalidade do Mundo do Design é acender a criatividade, evocar criticidade e apreciar obras dos mais variados temas, assinadas por artistas locais e projetos de alunos”, salientou. O local é aberto para visitação das 8h30 às 22h, de forma gratuita.





Publicidade