Entretenimento

UCS sedia exposição virtual

Obras têm suportes variados, entre colagem digital, desenho e colagens manuais, pintura, fotografia, desenho digital e produção audiovisual
29 de junho de 2020 às 16:22

Exposição consiste no trabalho final da disciplina de Curadoria e Mediação (Foto Giovanna Pires, Divulgação)

A turma de Curadoria e Mediação dos cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul realiza a exposição virtual Só in-ter-venções, a partir desta segunda-feira (29). A mostra, com abertura às 19h no perfil de Instagram @so_in_ter_vencoes, consiste no trabalho final da disciplina, repensado para o formato virtual em virtude da pandemia, condição que também deu tema à proposta.

A abordagem busca retratar os diferentes olhares para o momento de isolamento social demandado na contenção do avanço do novo coronavírus, com a produção dos trabalhos a partir do questionamento "o que eu fiz na quarentena?", em diferentes linguagens. Assinam a iniciativa os estudantes artistas/curadores Alex Pessôa, Camila Tavares, Glaucia de Dordi, Giovanna Pires, Jéssica Marchett, Joanna Gomes, João Paulo Rates, Patrícia Baretta e Ricardo Chies, com orientação da professora Silvana Boone, coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais.

As escolhas individuais, conforme explicam os alunos, foram pautadas por percepções políticas, sociais, sexuais, cotidianas e fantasiosas. Os suportes variaram entre colagem digital, desenho e colagens manuais, pintura, fotografia, desenho digital e produção audiovisual, com a exposição virtual "pelas mãos de todos". A proposta é aproximar os artistas do público. “Busca-se um diálogo sobre esse novo cotidiano, que em muitos aspectos se assemelha ao antigo e, em outros, diverge ao intensificar elementos da nossa vida, das relações com os outros e do olhar que temos sobre o mundo, nossos escapes, rotinas repetitivas e nossa interação com o mundo externo".

Férias no Paraíso lança segundo trabalho

Dupla quer fazer músicas como que seguindo as estações do ano (Foto Guillermo Matias Tapia, Divulgação)

Explorando uma sonoridade que caminha entre música eletrônica, indie pop, pop experimental e elementos da música oitentista, o duo Férias no Paraíso lança "Maravilha", seu segundo single. Buscando uma psicodelia geracional brasileira inspirada nos filmes da tarde dos canais abertos nos anos 80 e 90, o lançamento é do selo Sagitta Records e está disponível nos principais serviços de streaming de música.

A ideia do projeto é fazer, despretensiosamente, músicas seguindo como que as estações do ano. O primeiro single foi a solar "Passeio", que troca de lugar para imagens mais densas e ligadas ao mar e ao oceano na nova faixa. “Maravilha traz uma continuidade ao que construímos em Passeio, com a ideia da criação espontânea, utilizando poucos elementos, baixo custo e priorizando uma sonoridade aliada ao movimento corporal. Dessa vez, trouxemos uma música que começa de forma mais tensa, evolui e chega a um estado de alívio”, afirma Vinicius Augusto de Lima, vocalista do duo.

Além do vocalista, que também assume guitarra e baixo na gravação, a dupla caxiense é composta ainda por Guillermo Matias Tapia, responsável pelos sintetizadores e programação. Maravilha está disponível em todas as plataformas de música digital via Sagitta Records e no canal do YouTube do projeto.