Cidades

UCS oferece área para escritório do Inova RS

03 de outubro de 2019 às 09:22
Foto: UCS, Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) colocou-se à disposição para sediar, em seu campus-sede, o Escritório Regional de Inovação do Inova RS, programa de desenvolvimento e inovação tecnológica do governo do Estado. O pleito foi entregue pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da Universidade, José Quadros dos Santos, e pelo reitor da UCS, Evaldo Kuiava, ao secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, na terça (1), após abertura da Mercopar.

O Inova RS pretende fomentar o empreendedorismo inovador por meio de parcerias estratégicas entre o setor empresarial, universidades, entidades sociais e governo, a partir do fortalecimento das vocações de cada um dos oito ecossistemas de inovação em que divide o estado. Como o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS (TecnoUCS) possui abrangência regional é de entendimento da Universidade que a conexão do parque com o programa, por meio da sede regional, contribuirá para concentrar as ações do hub de inovação da Serra e Hortênsias, reforçando a constituição do polo regional.

Além da questão estrutural, a UCS apresentou ao secretário argumentos quanto à sua atuação em Pesquisa & Desenvolvimento, que a destacam no cenário nacional como a universidade mais inovadora do Brasil no segmento das comunitárias e privadas, de acordo com o Ranking Universitário Folha. A proposição tem o apoio de várias entidades empresariais e comunitárias de Caxias do Sul e municípios vizinhos.





Publicidade