Cidades

UCS cria Instituto de Pesquisas em Saúde

Órgão potencializará as competências da instituição na área da pesquisa clínica, ampliando a atuação para todos os ramos da área
12 de agosto de 2019 às 09:40
Foto: Claudia Velho, UCS/Divulgação

A união de competências e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros deu origem ao Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS), nesta semana, na Universidade de Caxias do Sul. A iniciativa integra as atividades do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS e do Instituto de Pesquisa Clínica para Estudos Multicêntricos, transformando-os em um único órgão acadêmico, voltado ao desenvolvimento de estratégias e de ações nas áreas de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão (prestação de serviços) em saúde humana. A diretora do instituto, Rosa Dea Sperhacke, destacou o desafio de contribuir para a construção de soluções que qualifiquem e ampliem as ações do organismo. Há 12 anos na UCS, a pesquisadora já coordenou os dois órgãos que originaram o IPS. "O Instituto congregará todas as especialidades médicas e oferecerá aos estudantes a possibilidade de atuar com pesquisa clínica, participando de projetos que são base e fonte de estudos clínicos internacionais", acrescentou o professor Asdrubal Falavigna, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

O instituto está vinculado à Área de Conhecimento das Ciências da Vida e abrange todas as especialidades médicas, em interação com diferentes áreas e setores da instituição. Destacam-se as parcerias já consolidadas com agências de fomento, órgãos governamentais, organismos internacionais e a indústria farmacêutica, e redes de pesquisa nacionais e internacionais.





Publicidade