Cidades

Tour do Whisky é a mais nova atração no Vale dos Vinhedos

Union Distillery lança sete produtos com marca própria e abre as portas ao turismo para visita temática
01 de agosto de 2019 às 10:16
Foto: Jeferson Soldi, Divulgação

O Vale dos Vinhedos não é só vinho. Desde 2015, o roteiro mais famoso do vinho brasileiro ganhou aromas de whisky, com a instalação da filial da Union Distillery Maltwhisky do Brasil, empresa nascida em Veranópolis e que carrega uma história de mais de 70 anos. Uma das principais fabricantes de malte whisky do Brasil oferece visita temática guiada, além de colocar no mercado cinco whiskys.

Genuinamente brasileira, a Union é a primeira destilaria do Brasil aberta ao turismo. Os visitantes podem conhecer as instalações e todo processo de elaboração. A planta é equipada com destiladores modernos e sistemas de segurança e controle que permitem operar dentro de padrões competitivos, assegurando o produto, reduzindo os riscos e preservando a beleza peculiar do local. 

Na sala dos destiladores há três exemplares, com capacidades que variam de 16 mil a 18 mil litros cada. Feitos de cobre, eles atingem altura de oito metros. De lá, o passeio segue pela sala dos tanques de aço inox até chegar aos barris de carvalho americano. São 10 mil barris somente na filial e outros 10 mil na matriz.

A experiência termina no varejo, onde é oferecida a degustação de quatro rótulos. O valor por pessoa é R$ 40 e inclui uma taça personalizada de cristal que o turista leva como lembrança. Também é possível adquirir os whiskys e os vinhos licorosos, além de acessórios. “Criamos um tour que leva cada visitante a viver uma experiência única e completa, mergulhando no mundo do whisky. Fizemos isso apoiados numa das mais modernas estruturas de destilarias do mundo”, destaca o diretor executivo da empresa, Luciano Borsato.

Com capacidade anual de produção de 3 milhões de litros, a Union Distillery exporta para diversos países, com destaque para o Japão. O maior destino continua sendo o mercado interno que absorve 70% da produção. Nesses quatro anos no Vale dos Vinhedos, a filial recebeu investimentos de R$ 30 milhões em tecnologia e na estrutura produtiva e de turismo. São 7 mil m² de área construída em terreno de 90 mil m².

SERVIÇO 

O funcionamento é de segunda a sábado, além de feriados, exceto aos domingos. Na segunda, os passeios são feitos às 14h30, 15h30 e 16h30; de terças a sábados e feriados, às 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30. Para grupos é necessário agendamento prévio.





Publicidade