Cidades

Tem caxiense na mais importante competição mundial de churrasco

Caxiense Rodrigo Bueno é capitão da equipe brasileira que participa de eventos em vários países
13 de junho de 2019 às 13:10
Foto: Divulgação

Um gaúcho dentre os melhores churrasqueiros do Brasil não é novidade. No entanto, ser o melhor no American Barbecue (BBQ - churrasco americano), ainda mais tendo esta atividade como hobby, e sendo o capitão da primeira equipe brasileira de churrasco a participar de campeonatos internacionais, é um grande feito.

Engenheiro mecânico, Rodrigo Bueno vem ganhando cada vez mais destaque nesta cultura que cresce no Brasil. “Há oito anos venho estudando sobre o assunto. Em 2014, quando decidi exercer a atividade com mais afinco, não existiam empresas no Brasil que produzissem esse tipo de churrasqueira. Usei meus conhecimentos e construí a minha própria pitsmoker (churrasqueira defumadora americana)”, recorda.

A participação nos principais eventos realizados no Brasil, sempre com boas colocações, sendo campeão, juntamente com a sua equipe BBQ Bueno do primeiro campeonato realizado pela Pitmasters Brasil, em 2017, foi fator determinante para credenciá-lo à condição de capitão da representação nacional em torneios internacionais deste ano. Em Houston, nos Estados Unidos, competindo contra 320 equipes de todo o mundo, os brasileiros alcançaram a 167ª colocação.

Em Meatstock, na Austrália, a equipe alcançou o 4º lugar no Pulled Pork (paleta suína desfiada), 5º lugar no Brisket (peito bovino) e 16º no geral, contra 60 equipes. “Este é o maior evento de churrasco e carne da Oceania. Ter conseguido uma colocação tão boa coloca o Brasil no mapa mundial dos campeonatos de churrasco”. Além dos pratos selecionados, a equipe brasileira preparou Pork Ribs (costela suína), frango e cordeiro.

Com o resultado, a equipe de churrasqueiros do Brasil garantiu uma das 60 vagas para o campeonato da Jack Daniels, que será realizado nos Estados Unidos, em outubro, considerado o mais importante do mundo do churrasco. “Ter esse reconhecimento é muito gratificante, pois se trata de uma atividade que faço como hobby. Mas que ganhou proporção um pouco maior. É muito bom levar o nome do Brasil para o cenário internacional. Mostrar que, além de grande exportador de carne, o país também é bom no preparo”, frisou.

Devagar e em baixa temperatura

Neste modelo de churrasco, o modo de cocção das carnes é preparado no interior da pitsmoker. No interior dela, a carne é defumada e, assim, assada. Rodrigo Bueno explicou que o estilo American Barbecue é característico pelo conceito “low and slow” (devagar e em baixa temperatura). Alguns assados podem demandar mais de 10 horas de preparo.

O processo utilizado é a defumação, com lenhas frutíferas. Dentre as mais apreciadas estão macieira, laranjeira, pessegueiro e nozes. “Utilizamos o carvão para iniciar o fogo e gerar calor. Depois usamos a lenha conforme o sabor que se quer dar ao alimento. Cada espécie irá gerar ao final uma nota diferente. Utilizo muito o pessegueiro. Toda árvore frutífera pode ser utilizada, com exceção das resinosas, que soltam fumaça mais escura e conferem gosto mais amargo à carne, e podem até fazer mal à saúde”, explicou.

São dois os cortes clássicos: peito bovino e costelinhas de porco. Mas também são utilizados frangos, peixes, ovinos e demais cortes de todas as variedades de carnes. Os temperos também variam muito. Vale a criatividade. Geralmente, rub, páprica, açúcar, sal, alho, cebola em pó e alecrim, dentre outros. “Este tipo de churrasco permite todo o tipo de carne. Normalmente, os mais utilizados são os cortes menos nobres. O processo da defumação deixa esse tipo de carne muito macia, além do grande diferencial que é o sabor gerado pela fumaça, que impede a carne de ficar adocicada, a não ser que seja esta a intenção”, ressaltou.

Para quem quiser se inteirar mais sobre o assunto, Rodrigo Bueno ministrará workshop no sábado (15), das 8h às 16h, na Fazenda Bramap, em Caxias do Sul. As vagas são limitadas para 40 pessoas. O valor do investimento é R$ 450. Inscrições pelo telefone (54) 9 9974-8124. Mais informações pelo www.facebook.com/bbqbueno e www.instagram.com/bbqbueno.





Publicidade