Cidades

TRANSPORTE: Visate corre o risco de ser autuada por transporte ilegal

11 de julho de 2019 às 10:30

A Prefeitura de Caxias do Sul determinou que a empresa Viação Santa Tereza (Visate) regularize a inspeção veicular em 65 ônibus da frota do transporte coletivo urbano. A medida foi informada por meio de uma notificação emitida pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, nesta quarta (10). De acordo com a secretaria, a falta do aval técnico implica na reprovação dos veículos para a realização do serviço público por não estarem adequados ao transporte de passageiros, conforme prevê o contrato de concessão. Caso as pendências não sejam regularizadas até sexta-feira (12), a concessionária estará passível de autuação pela prática de transporte sem licenciamento.

A inspeção veicular é realizada duas vezes por ano para verificar as condições de conservação e manutenção dos ônibus. Na avaliação realizada entre 28 de maio e 29 de junho, foram analisados 288 veículos e 218 reprovados pela empresa Inspekar, credenciada pelo Município e responsável pela verificação.

Após a primeira inspeção, a empresa concessionária providenciou os reparos apontados e 153 veículos foram aprovados na segunda vistoria. Os demais 65 não retornaram para a avaliação e precisam estar regularizados até esta semana para que continuem prestando o serviço à comunidade. De acordo com o relatório da inspecionadora, os problemas mais comuns foram falhas no para-brisa e na buzina; em equipamentos obrigatórios, como extintor, triângulo e cinto de segurança para o motorista e operador de sistemas; em sistemas de iluminação e freios, e de inconformidade na sinalização dos ônibus.





Publicidade