Cidades

TRÂNSITO: Em uma tarde, 67 motoristas são flagrados usando celular

Após campanha de conscientização, fiscalização intensifica autuações
27 de junho de 2019 às 13:10
Foto: Leonardo Portella, Divulgação/ BD

Imprudência que tira a atenção do motorista e contribui com a ocorrência de acidentes, o uso do celular ao volante ainda é uma prática recorrente no trânsito de Caxias do Sul. Em quase quatro horas, na tarde da terça-feira (25), os fiscais flagram 67 condutores manuseando ou falando ao celular enquanto trafegavam em ruas da área central. 

A ação de fiscalização foi realizada entre 13h40 e 17h30 em cruzamentos das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da secretaria de Trânsito, Joelson Queiroz, a ação coercitiva ocorre após diversas atividades da unidade com foco educativo e na conscientização da comunidade sobre os perigos de misturar celular e direção. Desde setembro do ano passado, a secretaria colocou nas ruas a campanha "Celular e Trânsito: uma ligação perigosa". “Agora também é o momento de colocarmos em prática a fiscalização e mostrarmos ao motorista que estamos atentos e cobrando uma atitude segura e responsável no trânsito", afirmou.

Queiroz lembra que, nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou pesquisa mostrando que um a cada cinco brasileiros admite que faz o uso do celular enquanto dirige. O estudo aponta também que as pessoas com idade entre 25 e 34 anos são as que mais assumem esse comportamento de risco. "Não podemos deixar que as pessoas considerem normal esse tipo de prática", reforça. 

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular como telefone, inclusive utilizando fones de ouvido, é considerado infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 130,16. Para quem manuseia ou segura o aparelho, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos. 





Publicidade