Economia

Shoppings retomam funcionamento em Caxias

Até o momento, só o Bourbon San Pellegrino está em operação; Iguatemi volta na segunda e, Prataviera, na quarta
19 de abril de 2020 às 18:01

Prataviera programou retorno às atividades para a quarta, dia 23 (Foto Divulgação)

Autorizados a retomar o funcionamento ainda na sexta, dia 17, por meio do novo decreto da Prefeitura de Caxias do Sul, que especificou regras restritivas e de segurança sanitária a serem seguidas, os shoppings centers optaram por aguardar mais alguns dias. Dentre as medidas especificadas pelo decreto estão higienização periódica de superfícies; número de colaboradores reduzido e implantação de revezamento; distanciamento mínimo de dois metros entre os funcionários e clientes; lotação máxima em 50% da capacidade dos estabelecimentos; disponibilização de álcool gel 70% e ou preparações antissépticas e a utilização de máscaras que serão de uso obrigatório a clientes e funcionários.

O único shopping em funcionamento, desde sábado, 18, é o Bourbon San Pellegrino. As lojas e a praça de alimentação estão operando, de segunda a sábado, das 10h às 20h, com possibilidade de abertura opcional às 8h. Nos domingos e feriados, as lojas funcionam das 14h às 20h e, a praça de alimentação, das 11h às 20h. A operação do Zaffari está autorizada a funcionar das 8h às 20h, de segunda a sábado, e das 8h30min às 20h, nos domingos e feriados. O cinema permanece fechado.

Nesta segunda, o Iguatemi Caxias retoma as atividades. Além das lojas que prestam serviços essenciais e restaurantes, que mantiveram as operações durante o período de isolamento social, demais estabelecimentos podem atender ao público. A praça de alimentação também será reaberta. Cinema e parque de diversões permanecem fechados.

O empreendimento passou por higienização completa, com utilização de produtos prescritos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para combate à Covid-19. A mistura de quaternário de amônia de 5ª geração e biguanida é utilizada em hospitais e, no cenário atual, também em outros ambientes, como ruas e praças, por prefeituras. As três portarias do shopping estarão abertas, porém, haverá restrição nas vagas de estacionamento.

Outra medida adotada é a medição de temperatura dos consumidores no momento de acesso ao shopping. Caso apresente febre, não será permitido o ingresso. Para evitar aglomeração, os lounges foram retirados. Cada colaborador do shopping recebeu um kit com quatro máscaras laváveis e pontos com álcool em gel estão instalados em todos os acessos e pontos de maior fluxo. O Iguatemi Caxias funcionará, de segunda a sábado, das 12h às 20h; nos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Só após o feriado

A administração do Prataviera Shopping decidiu deixar a reabertura para a quarta, dia 23. O funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 19h. As únicas operações já atendendo são a Barbearia Ezeki Barber e o Salão Estética Beleza Feminina, mas com agendamento. O Prataviera também passará por uma desinfecção geral. A expectativa é que o funcionamento normal de todas as operações ocorra a partir de 2 de maio.

A administração determinou controle de acesso e quem não estiver usando máscaras será impedido de ingressar. Os eventos programados para os próximos meses foram cancelados. Áreas não fundamentais ao funcionamento do shopping, como o 5º e 6º andares, incluindo os banheiros próprios para funcionários e sala de convivência, serão isoladas.