Cidades

Sensor fecha janelas de forma automática em dias de chuva

Solução foi desenvolvida e apresentada em feira por alunos de escola estadual de Criúva
19 de junho de 2019 às 12:47
Foto: Divulgação

Chuvas e temporais podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer estação do ano. E se você estiver no trabalho quando começar a chuvarada e bater aquela dúvida: será que fechei as janelas de casa? Em caso de esquecimento, o prejuízo pode ser grande. Foi pensando em resolver situações como essa que estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio João Pilati, de Criúva, criaram um sensor de peso para fechamento automático de janelas residenciais.

O processo é simples: um copo plástico é ligado a duas rodas de carrinho e a um sensor de peso que segura o recipiente. O compartimento enche com a água da chuva e cede, encostando em uma placa de cobre que aciona um dínamo por meio de fios. Esse processo faz com que a janela de madeira se feche. O copo tem ainda um pequeno furo na parte de baixo. Quando para de chover, ele goteja em uma calha. O recipiente então esvazia e se eleva. Assim, o dínamo retorna à posição original. O estudante Tales Sandi De Castilhos, 14 anos, que fez parte do projeto, afirma que a ideia é facilitar a vida das pessoas. “Devido à instabilidade do clima de Caxias, deixar a casa fechada traz muitos prejuízos, como mofo, umidade ou abafamento. Esse protótipo trará mais conforto e segurança", explica.

Conforme a professora de Ciências Biológicas, Cristine Elisa Ramos, mostras científicas são muito valorizadas na escola. “Procuramos sempre incentivar que o aluno destaque os seus potenciais e seus talentos. A aprendizagem não é só na sala de aula”, afirma.  





Publicidade