Economia

Seminário expõe vantagens da exportação

23 de agosto de 2019 às 09:20
Foto: Jonas Rosa, Divulgação

Diversificação de mercados, aumento de produtividade, modernização do negócio, melhoria da qualidade do produto e ganho de imagem são algumas das vantagens das empresas exportadoras. Foi o que garantiu o analista da Gerência de Qualificação e Competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Laudemir Müller, na palestra de abertura da 18ª edição do Seminário de Negócios Internacionais realizado na quarta-feira (21) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. “Se bem planejada e corretamente feita, a exportação muda a empresa. Mas decisão estratégica é fundamental para exportar. Precisa de planejamento, preparação e redução de risco”, aconselhou. De acordo com Müller, a Apex-Brasil tem ajudado muitas empresas nesse processo. No ano passado, 15.737 empresas foram apoiadas pela agência. Como resultado, as exportações das empresas apoiadas somaram US$ 51,5 bilhões, o equivalente a 21,5% do total das vendas brasileiras para o mercado externo.

Organizado pela Diretoria de Negócios Internacionais da CIC, o seminário teve o objetivo de aproximar o empresário de um mercado em ascensão para a exportação. Para isso, a entidade definiu que o tema seria experiências internacionais, tanto de executivos expatriados como de empresas em franco processo de internacionalização.





Publicidade