Cidades

Semana Farroupilha movimenta região

Programação com atividades culturais, artísticas e campeiras deve atrair bom público aos municípios
16 de setembro de 2019 às 10:36
Foto: Paulo Hafner, Divulgação

Um concurso estudantil, que envolve mais de 800 crianças e adolescentes, é um dos principais atrativos da 7ª edição da Semana Farroupilha Bem Gaúcha, que teve início nesta sexta.

A programação do evento, idealizado pela Prefeitura de Farroupilha, ocorre até domingo (22), no Largo Carlos Fetter, com música, dança e comidas típicas. “O concurso é o grande diferencial da nossa Semana Farroupilha. Todas as escolas do município se envolvem”, destacou Francis Casali, secretário de Turismo e Cultura.

O evento deste ano reverencia o Festival Gaúcho de Arte e Tradição, que teve 11 edições no município (1986 – 1996), e se tornou o maior da América Latina. “No dia 20 de setembro prestaremos uma homenagem a todos os farroupilhenses que ganharam prêmios neste icônico festival. Ao longo de todos os dias, teremos atrações e brincadeiras que resgatam e ressaltam a cultura tradicionalista”, ressaltou.

A estrutura do evento dispõe de 1 mil m² de área coberta com lonas, praça de alimentação com seis pontos e acampamento com 18 galpões. O acesso ao parque e aos shows é gratuito. O estacionamento custa R$ 15. “Esperamos repetir o público de 45 mil pessoas do ano passado”, estimou.

São Chico realiza a 55ª Ronda Crioula

Em São Francisco de Paula, o palco da Semana Farroupilha será o CTG Rodeio Serrano, que sediará a 55ª Ronda Crioula. Até o dia 20 de setembro haverá programação artística e cultural, bailes, espetáculos humorísticos, apresentações de invernadas, desfiles de cavalarianos e de carros alegóricos, concursos de prenda e peão e torneio de bocha.

A tradicional Cavalgada de Prendas será no domingo (15), com saída do CTG Rodeio Serrano às 8h30, seguindo em direção à Estrada da Balança, passando por algumas propriedades rurais. O Encontro de Gaiteiros, na quinta (19), é outro destaque e marca um tributo ao músico e compositor Jardel Borba, vítima de câncer aos 25 anos em 2018. A programação chega ao fim no Dia da Revolução Farroupilha, com Desfile de Cavalarianos, na Avenida Júlio de Castilhos, e, à noite, fandango no CTG Rodeio Serrano.

Flores da Cunha valoriza a gastronomia

A programação dos Festejos Farroupilha, em Flores da Cunha, terá início neste domingo (15), e prossegue até o dia 22, no Parque da Vindima. As novidades desta edição são os bailes em todas as noites, com destaque para Os Serranos, no dia 20 de setembro, e Manotaço, no domingo (22). Outro atrativo será a praça de alimentação. Os visitantes terão à disposição um restaurante com buffet livre de comida campeira, com preço de R$ 25. A programação ainda terá concursos artísticos, campeonato de vaca parada, missa crioula, campeonato de chimarrão, e encontro de gaiteiros.

Fundação Marcopolo organiza 23º Entrevero

A Fundação Marcopolo dá largada na manhã deste sábado (14), à 21ª Cavalgada e ao 23º Entrevero Farroupilha. A concentração dos cavalarianos será na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul, a partir das 7h, com saída programada para as 8h, em direção à Sede Recreativa Fundação Marcopolo. O percurso será de aproximadamente 15 Km, passando por pontos centrais da cidade antes de chegar à RS 122.

A celebração com danças, comida típica e festejos é exclusiva para os colaboradores da Marcopolo e familiares. Em 2018, a cavalgada teve a participação de 250 cavalarianos e o Entrevero reuniu 18,5 mil pessoas. Para 2019, a expectativa é de receber 350 cavalarianos e 20 mil pessoas.

Comércio estima alta de até 5% nas vendas

A Semana Farroupilha, culminando com o 20 de Setembro, são momentos que fortalecem o sentimento de amor ao Rio Grande do Sul e impulsionam o consumo não somente de itens ligados ao tradicionalismo. “Datas comemorativas sempre são importantes para o comércio. A Semana Farroupilha não está entre as principais, mas, se bem trabalhada, pode agregar e gerar bons resultados”, salientou Gilmar Rossi, presidente interino do Sindilojas Caxias.

Na opinião de Rossi, mesmo que o consumidor ainda esteja cauteloso, sempre há um envolvimento. “Pode ser um item de baixo valor. E a liberação do Fundo de Garantia pode gerar receita adicional interessante”, avalia. A estimativa da entidade é que as vendas se elevem de 3% a 5% ao longo da próxima semana.





Publicidade