Política

Secretaria de Obras retira lixo no Loteamento Canyon

Dejetos se acumularam devido às fortes chuvas dos últimos dias
18 de outubro de 2019 às 23:20
Foto: Smosp, Divulgação

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Caxias do Sul terminou na tarde desta sexta-feira (18) o processo de limpeza urbana do Loteamento Canyon. Mais de 100 toneladas de lixo foram retiradas do local, demandando esforços de servidores desde as primeiras horas de quinta-feira (17). O excesso de entulho se acumulou depois das fortes chuvas da última semana.

De acordo com a secretaria, foram 23 milímetros de chuva em apenas 10 minutos, algo a que o sistema de drenagem não está acostumado. Ainda assim, na totalidade da cidade, o entupimento de canos ocorreu em casos isolados. Um desses pontos foi diagnosticado na Rua da Felicidade, no Loteamento Canyon. O local está em um terreno irregular, mas os servidores da Smosp atuaram para reestabelecer a drenagem pluvial.

O Loteamento Canyon é um local que demanda esforços recorrentes da secretaria, uma vez que a comunidade continua a descartar todo tipo de resíduo orgânico e seletivo junto ao sistema de drenagem. Levantamento da Smosp revela que somente no mês de setembro de 2019, 10 canos foram trocados e 15 metros cúbicos de lixo foram retirados das bocas de lobo da comunidade.

Leandro Pavan, secretário de Obras, ressalta que a comunidade não deve descartar o lixo próximo às bocas de lobo. “O nível de água subiu até nos mais altos pontos da cidade. A comunidade não deve descartar lixo nas ruas, pois isso pode comprometer o esforço que temos em manter tudo funcionando”, ressalta o secretário. O serviço de limpeza da rede pluvial também foi realizado em 10 bairros do município.





Publicidade