Comunidade

Secretaria de Obras projeta conclusão de obras na Estrada do Raposo

Alargamento da via é necessária para fluxo com o futuro aeroporto de Vila Oliva
18 de novembro de 2019 às 14:23
Foto: Luciane Modena, Smosp, Divulgação

A partir desta segunda-feira (18), a Secretaria de Obras (Smosp) de Caxias do Sul amplia os trabalhos de alargamento e nivelamento da pista na Estada Municipal Luiz Daneluz, a qual é conhecida como Estrada do Raposo. As obras são necessárias para melhorar o fluxo de veículos entre o distrito de Vila Oliva, onde será instalado o novo aeroporto de cargas e passageiros, e a cidade de Gramado. A previsão de encerramento da obra é para o final deste ano.

A extensão total da obra tem 10 quilômetros e o atual trabalho dos servidores da Smosp é o nivelamento da pista. “Esse trabalho fará a diferença para o motorista, por temos um tráfego de veículos pesados. O melhoramento aumenta a segurança e a dirigibilidade, e o resultado viabiliza ainda mais economia de combustível. Em alguns pontos, a estrada foi elevada ou rebaixada em mais de três metros”, explica Leandro Pavan, titular da pasta. O trabalho citado por Pavan incluiu detonação de paredões de rocha sólida.

Um dos mais extensos paredões possuía 250 metros de extensão e 15 metros de altura, e estava localizado próximo à ponte sobre o arroio Tigrinho. Todo o material rochoso que foi dinamitado acabou sendo reaproveitado na obra. Até o final do ano, os 10 quilômetros da estrada deverão estar asfaltados e entregues à comunidade. A largura da via passou de três para 13 metros em determinados trechos.