Economia

Safra gaúcha de uvas tem quebra de 7,5%

28 de junho de 2019 às 12:35
Foto: Fernando Dias, SEAPDR/Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou nesta quinta-feira (27) os dados da safra de uvas e da produção de vinhos e derivados no estado em 2019. É o primeiro ano que o governo compila os dados de forma oficial, por meio do novo Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), módulo integrante do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

Conforme informações do Sisdevin, foram colhidas 614,7 mil toneladas, recuo de 7,5% na comparação com a passada. A produção de uvas americanas ou híbridas foi 9,2% menor, enquanto nas viníferas houve aumento de 7,5%. A redução na elaboração de vinhos chegou perto dos 30%. Na direção oposta, a produção de sucos integrais, adoçados e reconstituídos cresceu 48%, assim como a de espumantes, de 7,5%, alavancado pelo aumento de 58% de moscatéis. O impacto negativo foi causado, principalmente, por queda de granizo em outubro do ano passado, comprometendo parreirais em algumas regiões da Serra Gaúcha, como São Marcos, Nova Pádua, Flores da Cunha e Farroupilha, entre outros.

Com o desenvolvimento do Sisdevin, é possível diferenciar sucos e vinhos convencionais e orgânicos. Os dados indicam produção de 628,4 mil litros de suco de uva orgânico e 42,9 mil litros de vinho orgânico.





Publicidade