Política

Reeleição na UAB fortalece oposição a Daniel Guerra no movimento comunitário

Valdir Walter, atual presidente da entidade, venceu candidato pró-Executivo com 61% dos votos e promete paralisação contra desmonte na saúde pública
04 de junho de 2019 às 12:32
Foto: Franciele Masochi Lorenzett, Divulgação

O atual presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), Valdir Walter, foi reeleito, neste domingo (2), para mais um mandato. Ele fez 4.104 votos válidos (61,9%) e o adversário dele, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, Alaor Barbosa, 2.574 votos (38,1%). Foram apurados 292 votos nulos e 116 em branco. O vice-presidente eleito é Ildefonso da Fonseca, mais conhecido como Tuti.

A votação foi encerrada às 17h e a apuração levou cerca de cinco horas para ser concluída. A nova diretoria ficará quatro anos nos cargos. Isso porque, nesta gestão, foi dobrado o tempo de cada mandato.

Valdir Walter diz que dará continuidade ao trabalho realizado pela atual administração. A intenção é reorganizar a diretoria da entidade e trabalhar, inicialmente, em duas frentes: saúde e regularização fundiária. “O atual prefeito não se manifestou em nada sobre a regularização dos loteamentos de Caxias. Temos aí o caso do Monte Carmelo, numa situação difícil para todas aquelas famílias. Mas agora é com os advogados da UAB, assumimos essa bronca”, afirmou.

 

PARALISAÇÃO

 

Segundo Walter, a outra área onde a nova gestão atuará intensamente é a saúde púbica. Como uma das primeiras ações foi marcada paralisação, na quinta-feira da próxima semana (13), em frente a uma das unidades básicas de saúde de Caxias. Ele disse que ainda não foi definida em qual dos mais de 40 postos da rede básica será realizada a manifestação.

A intenção é fechar as portas da unidade e bloquear o trânsito na rua em protesto contra o que chamou de política de desmonte da saúde pública pelo atual governo. “O Postão não reabre este ano. Não há previsão certa. O prefeito fechará oito postinhos para reforma, simultaneamente. Não somos contra a reforma, mas para fechar é preciso que tenha outro local para prestar o atendimento. Não pode acumular como fizeram com a UPA Zona Norte. Nós vamos para briga”, salientou.

 

“Um recado ao prefeito”

 

Com esta frase, Valdir Walter avaliou a vitória sobre o candidato alinhado com o Executivo, na eleição da UAB. “É para ele [Daniel Guerra] colocar as barbas de molho. Ano que vem tem eleição. Já renovamos boa parte dos conselhos comunitários. Mesmo assim, apesar de o Conselho Municipal de Saúde ser deliberativo, ele passa por cima das decisões. Mas, na hora de assinar o papel, eles não assinam”, salientou.

Conforme o dirigente, a UAB pretende buscar o diálogo com candidatos comprometidos com as causa comunitárias. “Temos que eleger prefeito que queira ajudar a cidade e não destruir”, defendeu.