Cidades

RS entra na lista de estados com surto ativo de sarampo

16 de setembro de 2019 às 09:04
Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil, Divulgação

O Rio Grande do Sul foi incluído, nesta sexta (13), na lista de estados com surto ativo de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados sete casos em municípios gaúchos nos últimos 90 dias. Agora, são 16 os estados relacionados, que totalizam 3.339 casos.

O boletim desta sexta aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, dos quais 17.713 estão em investigação e 2.957 foram descartados. No ano foram confirmadas quatro mortes pela doença: três crianças com menos de um ano e um homem de 42 anos - nenhum havia sido vacinado. São Paulo lidera o no país, com 97% dos casos.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, diz ser importante vacinar crianças menores de cinco anos, porque apresentam maior risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos. A tríplice viral está disponível nos mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil. A campanha nacional de vacinação ocorrerá de 7 a 25 de outubro e o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos.





Publicidade