Cidades

RGE substituirá 2,1 mil lâmpadas no Postão

07 de agosto de 2019 às 10:54

A iluminação do Pronto Atendimento 24 horas de Caxias do Sul está sendo totalmente renovada por meio de uma ação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE. A distribuidora do Grupo CPFL está substituindo 2.100 lâmpadas antigas por novas, com tecnologia LED, em todas as dependências do local, conhecido como Postão 24h. A medida acarretará em uma economia de aproximadamente R$ 55,6 mil ao ano na conta de luz do Postão.

O objetivo da RGE, ao desenvolver ações como esta, é ajudar hospitais e instituições que passam por dificuldades financeiras, pois, além da economia financeira direta na conta de energia, as lâmpadas de LED também demandam menos custos de manutenção. O valor economizado poderá ser direcionado para outras necessidades do local.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, os novos equipamentos permitirão uma economia de 192,66 MWh/ano e uma redução de 9,77 kW na demanda de ponta. Ele salienta que as lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, duram cerca de três vezes mais horas e iluminam os ambientes de maneira mais eficiente. “As lâmpadas com tecnologia LED, além de mais eficientes, duram mais e exigem menos manutenção. Num curto prazo já se percebem os grandes ganhos que essas lâmpadas representam em termos de economia e baixa manutenção e num médio prazo mais ainda”, destaca Deters. O investimento da RGE nesta ação, em Caxias do Sul, é de R$ 76,8 mil.





Publicidade