Economia

Produtos ícones gaúchos ganham destaque na Expointer

Carne, vinho e queijo compõem o Espaço Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional
30 de agosto de 2019 às 08:44
Foto: Joel Vargas / Agência Preview

Carne, vinho e queijo, produtos ícones gaúchos, ganharam um espaço único, numa iniciativa do Programa Juntos para Competir, elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac. Neste local, a proposta é mostrar a rastreabilidade dos produtos, ou seja, contar a história do campo à mesa. Foram organizados dois formatos para contar todos os detalhes para os visitantes. Por meio da exposição de produtos premium serão apresentados carnes, queijos, doce de leite e vinhos gaúchos. A Expointer 2019 acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O mapa do Estado do RS localiza as principais regiões produtoras desses três produtos. Já as carnes são apresentadas em uma vitrine com cortes especiais. Os queijos serrano e colonial, e o doce de leite - fabricados aqui no Estado - estão expostos nas prateleiras e nas vitrines refrigeradas. Os vinhos de 30 vinícolas gaúchas ganharam espaço nas prateleiras em uma disposição por região produtora: Serra, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra para que o visitante possa identificar a origem de cada produto.

A outra proposta deste espaço é contar a história através da rastreabilidade, utilizando um QR code. André Bordignon, gestor do Juntos para Competir no Sebrae RS, explica que o visitante pode escolher no setor de leite e derivados entre o QR code do queijo serrano ou do queijo colonial, para conhecer a história do produto desde o leite ao queijo e também o produtor deste queijo. Na história da carne, o visitante pode escolher entre quatro cortes: entrecot, assado de tira, shoulder e T-Bone e conhecer a origem.

 "A proposta de trabalho do Juntos para Competir é sempre de inovação e tecnologia como forma de evidenciar as qualidades dos produtos gaúchos. Temos produtos de excelência e queremos mostrar as garantias que temos desde a produção com alta qualidade até a mesa do consumidor. O QR Code possibilita mostrarmos o caminho percorrido pelos produtos até a mesa do consumidor, sua história e suas características, evidenciando todas as garantias de um produto de alta qualidade", complementa Antonio Jose Aguinaga, Assessor da Superintendência do Senar-RS e gestor do Programa JPC.

Seguindo o mesmo princípio de descobertas e conhecimento, serão quatro vinhos para explorar com o QR code. Tannat - Terroir Campanha gaúcha, Merlot - Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, Espumante Brut - Indicação de procedência Pinto Bandeira e o Vinho da uva Lorena, que é um cultivar gaúcho desenvolvido pela Embrapa Uva e vinho. Neste espaço, o visitante poderá também imprimir mais informações sobre os vinhos e as regiões produtoras.