Coronavírus

Prefeitura de Caxias fará testes para diagnóstico de Covid-19

Laboratório Municipal tem capacidade de fazer até 96 exames por dia
21 de maio de 2020 às 18:30

Estrutura foi apresentada na manhã desta quinta (Foto Andréia Copini, Divulgação)

O Laboratório Municipal da Central de Exames Complementares iniciou a realização de testes para diagnóstico de Covid-19. Localizado no 2º andar do prédio da Secretaria Municipal da Saúde, tem capacidade para fazer até 96 exames por dia, utilizando o método RT-PCR. Esse método pode detectar o RNA viral do Covid-19 no organismo, baseado no protocolo do Instituto de Virologia de Charité, Alemanha.

Na semana passada, os servidores receberam treinamento e passaram pela chamada fase de padronização, quando é estabelecido um modelo para a execução dos exames. As amostras das secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) dos casos suspeitos são utilizados para análise através da coleta por meio de swabs. O material passará por diferentes estágios de preparação, para fins de extração do RNA Viral e para posterior amplificação do alvo para determinar a presença do SARS COV-2.

O secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, explica que haverá redução de tempo para obtenção do resultado e o Município conseguirá expandir os testes de forma segura. “A intenção é ir ampliando de forma gradativa o número de testes, na medida em que obtivermos mais insumos. O PCR é um exame seguro e confiável, diferente do teste rápido que tem as suas particularidades. Nosso laboratório já tem os padrões de qualidade e biossegurança exigidos pelas principais organizações de saúde do Brasil e do mundo, pois já realiza exames de HIV e HCV”, explicou.

Seguindo os critérios do Ministério da Saúde, os exames para Covid-19 continuarão sendo feitos em profissionais da saúde, da segurança penitenciária, da Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e do Instituto Geral de Perícias, pacientes em internação hospitalar por síndrome respiratória aguda grave, gestantes e idosos a partir do 60 anos com síndrome gripal.

O Município também contratou 400 exames utilizando o método RT-PCR com a Universidade de Caxias do Sul. Cada um deles tem custo de R$ 195 e serão utilizados conforme demanda.

PRIMEIRA NO ESTADO

O prefeito Flávio Cassina e o vice-prefeito Edio Elói Frizzo, acompanhados de secretários do município e de outras lideranças, também visitaram o Hemocentro Regional para conhecer o aparelho de aférese que será utilizado para coletar plasma convalescente. O equipamento, utilizado para coleta de plaquetas, foi doado pelo Rotary Club de Caxias do Sul – Imigrante, em dezembro de 2018.

A aférese é o processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue. “Caxias do Sul é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a utilizar o plasma convalescente para ajudar a tratar pacientes graves infectados com o vírus. Também somos uma das únicas prefeituras do estado a realizar os próprios exames de Covid”, enfatizou Cassina.

Índice de recuperados é de 65%

Com mais cinco notificações, de quatro homens e uma mulher, o número de casos confirmados, em Caxias do Sul, subiu para 123 nesta quinta-feira (21). Destes, 80 estão recuperados, equivalente a 65%. Dos ativos, 35 encontram-se em isolamento domiciliar e cinco em enfermaria. A cidade tem o registro de três óbitos. No aguardo de resultados de exames estão 30 pacientes e 3.274 casos foram descartados, incluindo 1,5 mil testes realizados pela Universidade Federal de Pelotas.

Do total de confirmados 42 são homens, entre 15 e 79 anos, e 81 mulheres, entre 20 e 96 anos. Dentre eles, há 49 profissionais de saúde e dois da segurança. A ocupação de leitos em UTI do SUS era de 63% nesta quinta, totalizando 28 unidades. Na rede privada, o índice era de 68%, com 45 leitos em uso. Informações mais detalhadas estão disponíveis em https://covid.caxias.rs.gov.br.