Cidades

Posto da PRE em Farroupilha está orçado em R$ 1,7 milhão

Recursos serão captados via programa estadual destinado a projetos da segurança pública
10 de setembro de 2019 às 10:56
Foto: Prefeitura de Farroupilha, Divulgação

Nesta segunda-feira (9) foi apresentado à comunidade o projeto do novo posto da Polícia Rodoviária Estadual de Farroupilha. O local para a instalação será no km 60 da ERS-122, próximo a empresa Tramontina e ao Shopping Atacadista Golden Center. “O principal objetivo é proporcionar a este órgão, que presta importante serviço na segurança das rodovias, uma estrutura de qualidade, oferecendo melhores condições e mais agilidade no atendimento”, salientou Samila Balbinot, arquiteta e coordenadora de projetos da secretaria de Planejamento de Farroupilha.

Conforme Samila, o terreno de 457m², onde o empreendimento de 452m², distribuídos em dois andares, será erguido, foi doado ao Município pela Tramontina. No entanto, restam alguns trâmites burocráticos para a oficialização. O valor para a execução da obra é de cerca de R$ 1,7 milhão e deverá contar com a participação do setor empresarial por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS). Por meio dele, é possível destinar 5% do imposto devido ao Estado para aplicação em projetos da segurança pública. “Vamos levar todas essas informações à comunidade para mostrar a importância dessa concretização. Assim que conseguirmos esse montante, poderemos estabelecer um prazo de início e término da obra”, frisou.

O projeto ainda poderá ter alterações visando atender às necessidades das ações propostas. O modelo atual foi desenvolvido com capacidade para atender 30 profissionais da área e mais público. Serão dois pavimentos que abrigarão recepção, banheiros para pessoa com necessidade especial, chuveiros, salas de monitoramento e administrativas, refeitório, banheiro de serviço, cozinha, alojamento, heliponto e balança de pesagem. “Será uma estrutura muito mais moderna e eficiente comparada com a atual, junto ao antigo posto de pedágio, em Forqueta. Tanto para a realização do serviço, quanto para receber motoristas que necessitem de algum tipo de atendimento”, destacou.

O local possui saídas estratégicas com posicionamento inteligente e de fácil acesso para a ERS-122, RSC-453 e estradas vicinais. O projeto segue para aprovação final do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, já que a balança e o heliporto estão na área de domínio da autarquia.





Publicidade