Cidades

Por 10 dias, Festa da Uva será a casa dos gaúchos

Semana Farroupilha tem início nesta sexta repleta de atividades artísticas, culturais e campeiras
13 de setembro de 2019 às 10:39
Foto: Banco de Dados

Desde sábado (7) já recebendo acampamentos de entidades tradicionalistas, a Semana Farroupilha de Caxias do Sul tem início nesta sexta-feira, nos Pavilhões da Festa da Uva, se estendendo até domingo (22). A abertura oficial será às 18h30 de sábado. Conforme o coordenador da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), Rodrigo Ramos, o trabalho foi feito visando à realização de um evento repleto de atividades artísticas, culturais e campeiras em todas as modalidades. “Montamos uma programação bem intensa. Quem gosta de tradicionalismo ou admira a tradição gaúcha estará muito bem servido. Esperamos para estes 10 dias, público superior em pelo menos 20% sobre os quase 200 mil que registramos no ano passado”, projetou.

Em torno de 60 CTGs e invernadas artísticas de várias partes do estado e de Santa Catariana estarão presentes para participar das inúmeras atividades programadas: Festival Serrano, FegaSerra, EnarSerra, 3º FestBiriva, que reproduz as danças de tropeiros; Festival de Chuleadores e SOS Festival de Música Gaúcha com artistas locais. “Dentre as atividades, vale ressaltar o Festival de Trovadores, que homenageará Gildo de Freitas, que, estivesse vivo, teria completado 100 anos no dia 19 de junho. Também teremos bailes gratuitos à moda antiga no sentido musical e com brincadeiras de antigamente”, ressaltou.

Ramos também comemorou a excelente procura por espaços para montagem de acampamentos. A área foi totalmente ocupada por mais de 90 entidades, além dos espaços reservados para pessoas de forma independente. “É a primeira vez que isto acontece nos três anos em que estou à frente da 25ª RT”.

A missa crioula será celebrada às 10h30 do dia 20, nos Pavilhões da Festa da Uva. No Desfile Farroupilha, marcado para 14h30 do mesmo dia, na Rua Sinimbu, são esperados entre 300 e 400 cavalarianos.

Programação de shows

Para embalar os Festejos Farroupilha haverá apresentações de Walther Morais, no sábado (14), e da dupla César Oliveira e Rogério Melo, no domingo (15). Marcada para segunda-feira (16), a noite gospel gaúcha será uma das novidades. Na quinta-feira (19), o Baile à Moda Antiga toma conta dos pavilhões. Na sexta-feira (20), Cristiano Quevedo canta seus maiores sucessos. O Quarteto Coração de Potro contará com seu expressivo fã clube no espetáculo que irá armar no dia 21 e, para fechar, show de Os Monarcas no domingo (22). “Sem verba pública e com patrocínios cada vez mais escassos, trabalhamos para montar um evento autossustentável. Com a venda de espaços, e boas negociações com artistas e fornecedores, devemos fechar com investimento inferior aos R$ 340 mil do ano passado”, projetou Rodrigo Ramos.

O acesso ao parque, de 13 a 20 de setembro, será liberado mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Banco de Alimentos. No ano passado foram arrecadadas 6,8 toneladas. Nos dias 21 e 22 serão cobrados R$ 10, com isenção para quem apresentar o cartão tradicionalista.





Publicidade