Cidades

Parceiros Voluntários completa 20 anos de atuação em Caxias

Data será comemorada nesta quarta com solenidade na CIC, onde a entidade mantém sua estrutura
26 de junho de 2019 às 12:32

Com a presença da diretoria da ONG Parceiros Voluntários Caxias do Sul e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), autoridades, voluntários, empresas voluntárias e escolas tribeiras, o município comemora duas décadas de atividades da entidade. Na cidade, são mais de 13 mil voluntários mobilizados, 30 mil pessoas beneficiadas, 120 escolas e 4 mil estudantes participando de Tribos nas Trilhas da Cidadania, 257 empresas voluntárias e 118 organizações sociais atendidas.

A cerimônia de comemoração do 20º aniversário da ONG Parceiros Voluntários em Caxias está marcada para esta quarta-feira (26), das 14h às 16h, no auditório da CIC. A programação terá homenagens a 12 escolas participantes da ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, às empresas mantenedoras e apoiadoras, aos empresários que possibilitaram o desenvolvimento do voluntariado na cidade e lideranças da ONG.

Ainda haverá a palestra “Cenários e perspectivas de desenvolvimento social”, ministrada pelo superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, que apresentará indicadores da desigualdade social, o Mapa  Global da Generosidade e o impacto do Terceiro Setor no Brasil. Nahas também fará uma provocação que vem ganhando força no Brasil. “Qual o papel do indivíduo como membro da sociedade?”. A atividade será encerrada com a apresentação do coral Herdeiros do Futuro da Associação Ser Criança Feliz. “A solidariedade é o amor em movimento. Acredito que, se cada um fizer um pouco, conseguiremos modificar muitas realidades. A comunidade de Caxias possui participação na consolidação do trabalho da Parceiros nesses 20 anos e contribuiu para transformações de vidas e da realidade econômica do município”, destaca Mario Tadeu de Oliveira Pezzi, presidente da unidade de Caxias.

As empresas, bem como as escolas, também dão sua forte contribuição à comunidade, formando uma grande rede colaborativa. “É muito emocionante ver e participar desse grande movimento de responsabilidade social caxiense. É a comunidade cuidando da comunidade”, acrescenta Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora e presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários/RS.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, afirma que a Parceiros Voluntários Caxias, que nasceu na entidade, na gestão de Nelson Tesser, é resultado da visão das lideranças empresariais da época que entendiam a importância do trabalho voluntário e da responsabilidade social. “A instituição se tornou o braço do terceiro setor da CIC, que viu a Parceiros evoluir nestes 20 anos, atuando na organização do voluntariado e na capacitação em gestão em torno das demandas sociais da cidade”, reforçou.





Publicidade