Política

PLANO DIRETOR: CDUTH conclui ciclo de debates

Vereadores e convidados comemoraram o encerramento do ciclo de quatro debates
18 de junho de 2019 às 12:57
Foto: Pedro Rosano, Divulgação

O seminário “Diálogos Caxias – A Cidade que Queremos” foi concluído nesta segunda-feira (17) com a análise do tema “Desenvolvimento Social”, na Sala das Comissões Geni Peteffi. A realização foi da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) e coordenada pelo seu presidente, vereador Eloi Frizzo/PSB. O ciclo de debates teve como objetivo aperfeiçoar o projeto de lei complementar de autoria do Executivo, que revisa o Plano Diretor de Caxias do Sul.

Uma das convidadas, a professora e coordenadora do diretório do CNPq e Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul, Nilda Stecanela, defendeu uma educação mais humana, com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos. Desta forma, que o processo educacional seja uma responsabilidade conjunta entre escola, família, sociedade e das manifestações culturais. Segundo a professora, é necessário sinalizar qual o potencial de inovação da educação como um produto que contribua com a ciência e a sociedade, a fim de se obtenham melhores condições de vida.

Já a arquiteta e coordenadora de Gestão de Risco de Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Eloísa Giazzon, explanou sobre o direito à moradia e as diretrizes do Plano Nacional de Habitação. O documento regulamenta a integração urbana de assentamentos precários, melhorias de assistência técnica e desenvolvimento institucional dos municípios. Eloísa falou também da importância da habitação de interesse social no Plano Diretor. De acordo com ela, este setor precisa ter um controle público, por meio de um conselho atuante e de efetivas políticas de regularização fundiária.