Veículos

Novo RAV4 híbrido está à venda em duas versões

Toyota garante que, dependendo do modo de condução, veículo pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros
01 de julho de 2019 às 12:02
Foto: Toyota, Divulgação

Em sua quinta geração, o novo RAV4 está à venda nas concessionárias Toyota de todo o Brasil, em duas versões, com motorização exclusivamente híbrida. Produzido nas fábricas de Takaoka e Nagakusa, no Japão, o modelo introduz mudanças que implicam em melhoria de seus principais atributos. São elas a nova a arquitetura global Toyota, a motorização híbrida auto recarregável, o novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas e o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense. No Brasil são vendidas duas versões: a S Hybrid tem preço de R$ 165.990 e a SX Hybrid, R$ 179.990, ambas com transmissão automática HEV Transaxle (variável contínua).

A geração procura se diferenciar da proposta atual do segmento, completamente urbana, se posicionando como um verdadeiro SUV aventureiro. O RAV4 Hybrid apresenta novas dimensões em relação à geração anterior. Está 10mm mais baixo para atingir um centro de gravidade também mais baixo e maior estabilidade. Com isso, o campo de visão do motorista aumentou em 15mm. A largura total foi aumentada em 10 mm e a distância entreeixos em 30 mm. As rodas maiores em uma polegada repercutem no desempenho de condução.

No interior, foram adicionados espaços de armazenamento com um sistema de iluminação noturna que dá uma aparência distinta ao interior e melhora a usabilidade. O painel central conta com acabamento interno cromado com anéis de prata distintivos; o volante, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S, enquanto a SX conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. No painel central, o modelo tem ar condicionado integrado digital dual zone e sistema S-Flow. Também incorpora câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Com capacidade para 580 litros, o porta-malas é um dos maiores da categoria.

O modelo tem sete airbags, coluna de direção retrátil e carroçaria projetada para maximizar a proteção dos ocupantes em caso de colisão. Os faróis dianteiros têm tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular; os traseiros vêm com LED poligonais.

 

Bateria elétrica tem recarga automática

 

O Toyota RAV4 Hybrid chega com um novo sistema de propulsão híbrida, recentemente desenvolvido, que combina baixo consumo de combustível e excelente potência. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv. O propulsor é um 2.5 litros DOHC de 4 cilindros e 16V.

Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Também tem um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. Com esse sistema híbrido, o carro pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

 

Principais equipamentos disponíveis

 

Versão S

É equipada com sete airbags; faróis de LED com ajuste automático de altura; bancos com partes revestidas de couro, os dianteiros com sistema de ventilação e o do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições; sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de sete polegadas, combinando com o painel de instrumentos de TFT de sete polegadas; sistema de acionamento e desligamento do motor por botão; sistema de entrada inteligente; rodas de liga leve de 18 polegadas; controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow; freio de estacionamento eletrônico e função hold, e controles eletrônico de tração e estabilidade, de assistência de subida em rampa e de reboque e oscilação, dentre outros.

 

Versão SX

Acrescenta teto solar tipo Wide Moonroof; carregador de celular sem fio ou por indução; abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro); e sistema de transmissão com função paddle shift. Pela primeira vez no Brasil, o RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. As tecnologias são sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.