Cidades

Nova Petrópolis recebe prêmio por redução de cáries em crianças

Nova Petrópolis é uma das nove cidades de destaque estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro na categoria mais de mil alunos atendidos. O prêmio foi entregue durante o encontro
04 de abril de 2019

Nova Petrópolis é uma das nove cidades de destaque estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro na categoria mais de mil alunos atendidos. O prêmio foi entregue durante o encontro anual do programa, em Porto Alegre.

Entre 2015 e 2018, houve decréscimo de 52,68% de casos de dentes decíduos cariados, perdidos e/ou obturados, contabilizando os 206 municípios do Rio Grande do Sul que participam do programa. Nova Petrópolis integra o grupo das nove cidades que melhor executaram o programa. As demais são Boa Vista do Incra, Mormaço, Vista Alegre do Prata, Tapera, Soledade, Tuparendi, Farroupilha e Três de Maio.

Em Nova Petrópolis,  são atendidos todos os alunos da educação infantil até 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas do Município. “A Prefeitura investe na equipe de odontologia, viabilizando o trabalho e fortalecendo a parceria com o Sesc porque entendemos a importância deste programa que trabalha na prevenção”, destaca a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.

Em 2018, a equipe de saúde bucal, composta por oito dentistas e três auxiliares de saúde bucal, atendeu 1.435 alunos de Nova Petrópolis. Em constante inovação, o projeto trabalha na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. 

O programa Sorrindo para o Futuro tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação saudável e atividade física. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras desde 2003.





Publicidade