Cidades

Mostra científica reúne 150 trabalhos

Apresentação do projeto interdisciplinar "Eu Sou Ciência" ocorre nesta quinta e sexta-feira, na UCS
29 de agosto de 2019 às 12:36
Foto: Cláudia Velho, UCS, Divulgação

O CETEC/UCS - Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul realiza a sétima edição da Mostra Científica e Tecnológica nos dias 29 e 30 de agosto. Durante o evento, os estudantes apresentam mais de 150 trabalhos de pesquisa desenvolvidos sob orientação dos professores da Escola e também de docentes da Universidade.

A Mostra faz parte do projeto interdisciplinar "Eu Sou Ciência" que busca, por meio da integração dos saberes e método científico, a resolução de problemas identificados pelos alunos. A ideia é que os jovens estudantes sejam capazes de apresentar alternativas científicas em diferentes áreas do conhecimento.

"As investigações demonstram a preocupação dos jovens com as relações humanas, o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, as novas tecnologias digitais, a agricultura, a saúde humana e animal e a inclusão, entre outros temas", explica a coordenadora da Mostra Científica e Tecnológica, professora Andréia Michelon Gobbi.

Exemplo de projeto que une tecnologia e interesse social, um dispositivo móvel alerta deficientes visuais em paradas de ônibus. A tecnologia transmite um sinal do veículo em direção a um equipamento móvel portado pelo usuário do transporte. O objetivo é ampliar a autonomia do deficiente visual, por meio de uma tecnologia de baixo custo e alta efetividade.

O evento é aberto à comunidade. As atividades ocorrem no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, em Caxias do Sul. Com visitação no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e  no dia 30 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 17h30 às 20h30.





Publicidade