Cidades

Ministério do Turismo coloca Caxias na Região das Hortênsias

Inclusão na nova região, publicada no Diário Oficial da União, foi festejada pelo Município nesta segunda-feira
27 de agosto de 2019 às 08:48

A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) recebeu, nesta segunda-feira (26/08), a confirmação de que Caxias do Sul passa a integrar a Região das Hortênsias dentro do Mapa do Turismo Brasileiro. Os novos materiais de divulgação do Ministério do Turismo vão trazer o município caxiense na nova região turística – e não mais na região da Uva e Vinho.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. "Essa alteração será positiva para Caxias do Sul e é reflexo da seriedade como tratamos o turismo e de como buscamos aproximação com os municípios que fazem parte da grande região Serra Gaúcha", disse a titular da pasta, Renata Carraro.

A alteração para a Região das Hortênsias foi solicitada pela Semtur à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) ainda em junho, já que é o Estado que faz os encaminhamentos ao Ministério. Porém uma liminar na Justiça, no fim de julho, impediu a mudança dentro dos prazos previstos pelo governo federal. Imediatamente, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) ingressou com um recurso, que foi aceito pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

A secretária defende a importância de a cidade fazer parte desta região. Segundo ela, a escolha ocorre devido às afinidades e limites geográficos entre Caxias do Sul e os municípios que constituem o destino. "A mudança tem o propósito de fortalecer o turismo caxiense. Esse é um passo muito importante para Caxias do Sul e será um marco para a história com a aproximação de cidades que tem o turismo como a principal atividade econômica e que já possuem uma sinergia", complementou.

Com a derrubada da liminar, a Sedetur encaminhou, a pedido da Semtur, a validação ao Ministério do Turismo (MTur) para inclusão do município na nova região turística. A validação ocorreu na última semana, culminando com a oficialização do MTur nesta segunda-feira.





Publicidade