Cidades

Melhorias estão sendo feitas em 12 paradas de ônibus

Revitalização segue até junho do próximo ano e alcançará 49 espaços.
08 de agosto de 2019 às 10:22
Foto: Leonardo Portella, Divulgação

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) segue com a revitalização das paradas de ônibus na cidade. Até o momento, 12 estações nos bairros Pio X, São José e Centro foram contempladas, sendo duas concluídas e outras 10 em processo de revitalização. Os trabalhos incluem 49 paradas instaladas na cidade até junho do próximo ano.

Um dos locais é Estação Ópera, localizada na Pinheiro Machado, entre a Dr. Montaury e a Visconde de Pelotas. O local é considerado como um dos terminais mais movimentados da cidade e avançará em várias etapas para evitar a desativação total da parada e para que o embarque e desembarque de passageiros não seja alterado. 

Cada uma das estações foram avaliadas pelos técnicos da SMTTM e receberam um diagnóstico das ações que precisam ser realizadas. Em todas é feita a pintura das estruturas e dos bancos. Antes da aplicação de tinta, há a remoção de cartazes e de colagens fixadas nas estações e das pichações existentes nas superfícies. A cobertura das paradas, em chapas de policarbonato, passará por limpeza nas duas faces ou será trocada, dependendo do estado de conservação.

Outra melhoria será na iluminação: os refletores e lâmpadas existentes serão substituídos por equipamentos de LED, aumentando a eficiência no consumo e contribuindo com a segurança dos usuários. Serviços de verificação e desobstrução das calhas e tubos e a reconstituição e execução do passeio público onde estiverem danificados também serão executados de acordo com cada parada.

O investimento na contratação do serviço é de R$ 670.498,37 e foi financiado com recursos do Fundo Municipal de Transportes. O fundo recebe 1% do faturamento da empresa concessionária do transporte público e a prefeitura investe, conforme prevê a lei, em melhorias no serviço. A SMTTM planeja também uma licitação para a contratação de serviços de limpeza e pintura das estações de transbordo, além de outras adequações para a melhoria dos espaços. Ainda não há previsão para o lançamento do edital.





Publicidade