Economia

Marcopolo Next fornece solução para hotelaria

Estabelecimento localizado na Bahia é o primeiro a usar sistema de desinfecção originalmente desenvolvido para a área de mobilidade
25 de junho de 2020 às 17:26

Equipamento será colocado à disposição do mercado em duas modalidades de contratação (Foto Gelson Mello da Costa, Divulgação)

A Marcopolo Next fechou o primeiro contrato para fornecimento do sistema de desinfecção FIP Spaces, abreviação para Fog in Place, para o setor hoteleiro no Brasil. A solução faz parte da recém-lançada plataforma BioSafe, que desenvolve inovações em biossegurança para o setor de transporte e outros segmentos do mercado.

O primeiro estabelecimento a utilizar a solução é o Etnia Casa Hotel, localizado em Trancoso, na Bahia. O método é capaz de eliminar doenças virais do ambiente, incluindo o novo coronavírus, e traz ao setor alternativa de proporcionar um ambiente seguro aos hóspedes na retomada de atividades.

O sistema FIP Spaces utiliza nanotecnologia, a qual promove a dissipação de névoa seca em todo o interior do ambiente, realizando a desinfecção em cerca de 10 minutos, evitando a disseminação de vírus e bactérias. “Somos uma empresa que tem no DNA a preocupação genuína pelas pessoas e a BioSafe é um reflexo disso. Por isso, nossas soluções, desenvolvidas para ampliar a biossegurança nos ônibus, vão além do mercado em que atuamos. Acreditamos que essas inovações contribuirão não só neste momento de pandemia, como continuarão sendo utilizadas em futuro próximo e moldarão a forma como as empresas se comportarão daqui para a frente”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.

A Marcopolo Next está desenvolvendo soluções para auxiliar o mercado no retorno da pandemia e algumas inovações extrapolam o setor de transporte, como é o caso do FIP Spaces. “Temos buscado diversificar possibilidades de mercado. A Next Services, divisão responsável pelo FIP Spaces, tem procurado adaptar as soluções de desinfecção tanto para os modais como para os espaços”, afirma Petras Amaral Santos, business head da Marcopolo Next.

André Zanonato, proprietário do hotel-boutique Etnia Casa hotel, além de ser o primeiro a ter implementado o sistema de desinfecção em suas dependências, será o responsável pela distribuição da tecnologia para o setor hoteleiro. Ele identificou de imediato a possibilidade de o FIP ser adaptado para ambientes e, particularmente, em hotéis. “Embora este projeto tenha sido desenvolvido originalmente para uso em modais de transporte, acreditei assim que tomei conhecimento. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para a retomada da indústria hoteleira após a pandemia, pois, além dos hóspedes que encontrarão espaços desinfetados e livres de contaminação, as pessoas que atuam no setor da hospitalidade irão retomar seus postos de trabalho em um ambiente seguro, contribuindo para a retomada do turismo e da economia”, projeta.

O serviço é oferecido em duas modalidades. Na opção unidade móvel, a máquina é colocada sob demanda com valor cobrado por m². No caso da máquina para o cliente, o contrato é pelo sistema de aluguel para uso por 30 dias.

A tecnologia FIP – Fog in Place® é um processo inédito e patenteado de desinfecção de superfícies e ambientes por vias aéreas, por meio de nanopartículas de uma solução biocida. A Startup Aurratech é a parceira da Marcopolo Next no desenvolvimento das soluções.