Variedades

Mais de 30 atrações no MDBF

Apresentações ocorrerão de forma simultânea entre seis palcos, em Caxias do Sul
19 de novembro de 2019 às 15:07

Festival registra público médio superior a 10 mil pessoas nas últimas edições (Foto Zé Carlos Andrade, Divulgação, Banco de Dados)

Considerado o maior festival de blues da América Latina, o Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) chega à sua 12ª edição mais forte e festivo do que nunca. Com o tema “Mardi Gras Edition”, o festival trará para Caxias do Sul, de quinta a sábado (21 a 23/11), o tradicional carnaval de rua de New Orleans, conhecido por sua alegria, cortejos musicais e colares de miçangas em roxo, dourado e verde. Quem participar também desfrutará da gastronomia da cidade mais festiva da Louisiana por meio de pratos famosos e drinks típicos.

Nesta edição, o evento tem seis palcos musicais: Flor de Lis Stage, dedicado às divas do blues; NOLA Stage, como principal; Folk Stage; Mississippi Stage; Creole Moon, adaptando a tradicional “casinha” da Estação Férrea à temática da edição; e Cajun, palco de duos e trios, localizado na praça de alimentação. Além das apresentações, também haverá cortejos temáticos com dança: Blues Art Ville, voltado às artes plásticas; Beer Square, com cervejas artesanais; e Flea Market, com venda de produtos característicos, espaço gastronômico, workshops e workshows.

Os shows nacionais mesclam bandas e cantores das regiões Sul e Sudeste. Os internacionais vêm dos Estados Unidos e do Reino Unido. Alguns músicos terão o setlist estendido, tocando duas vezes na mesma noite; outros compartilharão parcerias no mesmo palco. As apresentações ocorrerão de forma simultânea entre os seis palcos, com início a partir das 18h, e encerramento por volta das 2h45.

Os ingressos podem ser adquiridos em https://www.sympla.com.br/mississippi-delta-blues-festival-rs--mdbf---mardi-gras-edition__420292 ou no Mississippi Delta Blues Bar Caxias do Sul (somente em dinheiro), na Estação Férrea de Caxias do Sul, e no Mississippi Delta Blues Bar RJ (Rua Pedro Ernesto, 89). Mais informações e programação completa em www.mdbf.com.br.

Chegou ao Rio de Janeiro

O Mississippi Delta Blues Festival surgiu após os idealizadores Toyo Bagoso e Rodrigo Parisoto terem participado do Chicago Blues Festival, nos Estados Unidos, em junho de 2008. A ideia era realizar um evento em Caxias do Sul dedicado ao blues ainda naquele ano, o que se confirmou.

Realizado desde a primeira edição na antiga estação férrea da cidade, o festival – ligado ao Mississippi Delta Blues Bar – foi batizado sob o nome de Moinho da Estação Blues Festival (MEBF). Em 2011 mudou para a denominação atual. Para ampliar ainda mais a cultura do blues, o Mississippi Delta Blues Festival aterrissou no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2019.

Segundo Toyo Bagoso, mais do que trazer nomes conhecidos do mercado blueseiro, o festival sempre buscou abrir espaço para música autoral. “Sempre temos nomes internacionais, mas queremos oferecer a oportunidade do público conhecer aqueles talentos dos bares de blues do interior dos Estados Unidos, ou até mesmo os artistas locais”, explica.