Coronavírus

Liturgia da Páscoa não terá a presença de fieis

Bispo também determinou o fechamento de todas as igrejas da Diocese de Caxias do Sul
25 de março de 2020 às 14:34

Igrejas, como a dos Capuchinhos, casas paroquiais e locais de oração estão fechados (Foto Divulgação)

A Diocese de Caxias do Sul, por meio de comunicado assinado pelo Bispo Dom José Gislon, informou que a programação religiosa de Páscoa será celebrada sem a presença de fieis nas igrejas. A medida atinge a Missa de Ramos, no dia 5; o Tríduo Pascal, a Liturgia da Paixão na Sexta-Feira Santa, a Vigília Pascal no sábado e a Missa do Domingo de Páscoa. Excepcionalmente, é facultado aos padres a celebração da Quinta Feira Santa em local adequado, mas também sem presença de fieis. Já a Missa Crismal foi adiada e nova data somente será definida após a epidemia estar controlada.

No mesmo comunicado, o bispo informa sobre o fechamento, por tempo indeterminado, de todas igrejas, capelas e locais de oração da Diocese. A medida atende ao que estabelece decretos municipais e se alinha ao documento anterior emitido pelo Bispado de paralisar as atividades dos funcionários da Mitra, das secretarias e casas paroquiais, e demais setores administrativos e organismos da Diocese. A paralisação, segundo o comunicado, torna inviável a limpeza e higienização adequadas das igrejas em atendimento ao determinado autoridades sanitárias.

O bispo também orienta para que as pessoas fiquem em casa, fazendo dela uma igreja doméstica, acompanhando as celebrações eucarísticas e demais momentos de oração oferecidos pelas paróquias locais e mídia católica por rádio, televisão e internet. Aos padres é recomendado que dediquem mais tempo no atendimento de fieis, por telefone ou redes sociais, para ajudar a quem precisa de conforto neste momento de medo e depressão.

Suspensas desde a sexta, 20, as missas presenciais foram substituídas por transmissões ao vivo pelo facebook.com/catedraldecaxias, de segunda a sexta, às 19h; nos sábados, às 18h; e nos domingos, às 19h. A oração do terço é transmitida às 18h30, de segunda a sexta, diante do Santíssimo Sacramento.