Política

Legislativo autoriza inclusão na Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Texto segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra
12 de dezembro de 2019 às 15:13
Foto: Vania Marta Espeiorin, Câmara Municipal

A sessão plenária da Câmara Municipal de Caxias do Sul desta quinta-feira (12) autorizou a inclusão do município na Região Metropolitana da Serra Gaúcha. De autoria de Felipe Gremelmaier (MDB) e Gustavo Toigo (PDT), o projeto de lei nº 144/2019 foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). De acordo com os autores, o texto cumpre as diretrizes da Lei Complementar Estadual nº 14.293/2013, que cria a Região Metropolitana.

Na exposição de motivos, Toigo e Gremelmaier listaram benefícios da participação da cidade em reuniões regionais. “O que se quer com a criação dessa região, em especial da Serra Gaúcha, é um melhor planejamento de território, com a execução entre legisladores municipais para questões pertinentes à saúde, mobilidade, educação, turismo, transporte, saneamento, lixo, economia e segurança pública”, defendeu Toigo.

Os vereadores também consideraram que a elaboração de propostas em nível regional se torne um facilitador na busca por recursos públicos junto ao Governo Federal. “É projeto para Caxias do Sul e que vai trazer benefícios no turismo, no impacto do solo e em várias outras áreas, como monitoramento da segurança e no meio ambiente”, disse o emedebista. Em aparte, Adiló Didomênico (PTB), Edson da Rosa (MDB), Kiko Girardi (PSD) e Paula Ioris (PSDB) cumprimentaram os autores da proposição.