Variedades

Inmet alerta para neve neste sábado

Indicação é para municípios do Planalto Sul Catarinense, Encosta Superior do Nordeste e Campos de Cima da Serra
03 de agosto de 2019 às 09:25

A chegada de uma massa de ar de origem polar derrubou as temperaturas em toda a região Sul do Brasil e deve alcançar o Centro-Oeste, o Norte e o Sudeste no final de semana. Em Caxias do Sul e municípios da Serra Gaúcha, o frio se tornou mais intenso já na quinta à noite, evidenciando-se ainda mais na sexta.

Na tarde de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chance de neve na região. A previsão era de que temperaturas tivessem forte declínio com possibilidade de queda de neve ou chuva congelada na madrugada deste sábado nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O aviso do Inmet atinge 13 municípios da Serra Gaúcha. São José dos Ausentes, Bento Gonçalves, Canela e Caxias do Sul registraram a ocorrência de chuva congelada na sexta.

De acordo com o Inmet, o declínio de temperatura está inserido como perigoso no grau de severidade, com riscos à saúde. Esta situação deve manter-se até o final do domingo. Sobre o aviso de neve, o grau de severidade é de perigo potencial, mantido até 18h deste sábado.

No final de semana, o risco é de geada em toda a Região Sul, exceto no litoral, e em áreas isoladas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sudeste de Minas Gerais. A massa de ar de origem polar provocará mais um episódio do fenômeno friagem, atingindo o sul do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso (exceto as regiões norte e nordeste).





Publicidade