Economia

HOMENAGEM: José Farina receberá troféu do CIC

05 de julho de 2019 às 10:24

Um momento especial, em reverência a um dos maiores empresários bento-gonçalvenses, com trajetória nacionalmente reconhecida, fará parte da reunião-almoço que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) realiza nesta sexta-feira (5). Durante palestra protagonizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o CIC-BG concede o troféu Dom Empreendedor a José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo da Corporação Todeschini.

O prêmio distingue personalidades de Bento Gonçalves por seu legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região – uma outorga que homenageia as pessoas que fizeram e fazem a diferença no contexto local. Essa será a segunda edição da entrega do troféu – a primeira foi ao empresário Moysés Michelon (em memória).

José Eugênio Farina, tratado carinhosamente como “seu Geninho”, completará 95 anos no dia 10 de agosto. Natural de Bento Gonçalves, iniciou a vida profissional com apenas 12 anos como balconista de uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados, como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.

Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com o famoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou sua ação para o mercado moveleiro. Atualmente, a empresa é uma das maiores do setor, atuando em diversos segmentos por meio de suas coligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Ele integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da APAE e do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre outras.

A reunião-almoço desta sexta-feira versará sobre o tema “Indústria gaúcha em movimento”. Neste contexto, integrantes da FIERGS apresentarão três ações em prol do desenvolvimento da indústria gaúcha, com a abordagem dos trabalhos do Conselho de Articulação Parlamentar, do Grupo de Política Industrial e da Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha.





Publicidade