Política

Governador anuncia entrega do presídio de Bento no fim do mês

08 de julho de 2019 às 08:56
Foto: Itamar Aguiar, Piratini

Após participar do encerramento do Congresso dos Municípios, o governador Eduardo Leite conheceu a nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Construída em área permutada de 5,6 mil m² no Bairro Barracão, a estrutura com capacidade de 420 vagas em regime fechado está concluída. “A expectativa é de, até o fim de julho, inaugurarmos o presídio e iniciarmos a ocupação”, anunciou Leite.

Com investimento de R$ 30,9 milhões pagos via permuta do prédio da Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem de Bento Gonçalves, a obra integra a força-tarefa do governo do Estado para melhorar o sistema prisional. Com o sistema de abertura e fechamento automático das portas, a nova estrutura permitirá que os agentes penitenciários possam monitorar a rotina das galerias através de uma plataforma que percorre o corredor das celas, evitando o contato direto com os apenados.

A estrutura, erguida com o uso de monoblocos de concreto reforçado de alto desempenho, adota a mesma técnica utilizada na construção do Complexo Prisional de Canoas e da Penitenciária Estadual de Porto Alegre. Ainda durante a visita, o governador fez a entrega oficial de uma viatura, adquirida com recursos do Fundo Penitenciário, e de dois fuzis, doação da empresa Taurus, para a Superintendência dos Serviços Penitenciários. O destino dos equipamentos será a nova penitenciária.





Publicidade