Cidades

GRAMADO: Festa leva hábitos do interior para área urbana

Desfile de carretas é um dos atrativos da programação
30 de abril de 2019 às 12:17

Unindo origens e celebrando tradições, começa nesta quarta (1) a 29ª edição da Festa da Colônia de Gramado. O evento ocorrerá ExpoGramado, até 19 de maio, e busca celebrar os hábitos do interior gramadense, apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos.

Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é embalada por bandinhas e grupos folclóricos, que se apresentam no palco principal, e tem expectativa de público calculada em 300 mil visitantes. O secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, destaca a existência, no interior de Gramado, de 65 agroindústrias que têm na festa a sua grande vitrine. Elas são responsáveis pela feira de produtos coloniais.

Entre as atrações, destaque para os fornos de barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo oito famílias. O Caffè Della Nonna apresenta uma casa do interior estruturada ao lado servindo o autêntico café da colônia, com atendimento da Família Foss, da Linha Bonita. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna oferecem a gastronomia típica alemã e italiana. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. Para degustar as iguarias, o almoço e jantar custam R$ 35 por pessoa.

Outro destaque é o desfile cultural de carretas na avenida principal. Carros puxados por bois são conduzidos pelos colonos. A organização espera a participação de 30 carretas. Os desfiles estão marcados para os dias 11 e 18, entre a ExpoGramado até o centro de Gramado. A escolha das soberanas da Festa da Colônia para o período de 2020-2021 está confirmada para o dia 18, após o desfile de carretas, no Espaço Pró Cultura LIC-RS na ExpoGramado. Em paralelo à Festa da Colônia, ocorrerá a Feira Feito em Gramado.

A programação é realizada nas terças, quartas, quintas e domingos, das 10h às 22h; na sexta, sábado e domingo, das 10h às 23h. Nas segundas não há programação.





Publicidade