Cidades

GARIBALDI: Festa junina só com produtos orgânicos

Primeiro caneco de quentão orgânico será por conta da organização
04 de julho de 2019 às 13:08
Foto: Ana Carolina Azevedo, Divulgação

O movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana promove, domingo (7), a Festa Junina Livre de Transgênicos. Ingredientes orgânicos e não transgênicos foram selecionados diretamente de produtores locais para a festa, no Sítio Crescer, em Garibaldi.

A programação inclui fogueira, muitas delícias feitas com milho crioulo e outros ingredientes orgânicos, quentão de vinho orgânico, brincadeiras, passeio de trator, chope orgânico da Coopernatural de Picada Café, feirinha da agroindústria com a Via Orgânica e sapeco do pinhão no fim da tarde. O líder do convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, Rodrigo Bellora, explica que o movimento defende a ecogastronomia: a união entre a ética e o prazer da alimentação, e que a salvaguarda das sementes crioulas é crucial nesse processo.

"Quando o movimento promove ou participa de eventos gastronômicos, está disseminando o direito ao prazer da alimentação com produtos artesanais de qualidade especial, elaborados de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção", destaca.

O movimento Slow Food propõe um novo senso de responsabilidade na busca do prazer à mesa, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Para o movimento, as escolhas à mesa interferem nas condições do meio ambiente, na biodiversidade, nas tradições e na economia. A festa ocorrerá das 15h30 às 19h, com valor de R$ 10 para ingresso. A organização pede que cada visitante leve seu caneco.





Publicidade