Economia

Fórum debate mudanças nos sistemas de freios veiculares

Programação organizada pela SAE Brasil, Seção Caxias do Sul, ocorrerá em Farroupilha
07 de maio de 2019 às 12:47
Foto: Wagner Díaz, Divulgação/ BD

Novos conceitos de mobilidade, como conectividade, eletrificação e direção autônoma, avançam com profundas transformações nos diversos sistemas veiculares. Discutir os impactos das futuras entradas de tecnologias para os sistemas de freios é um dos objetivos do 14º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos, que será realizado nesta quarta e quinta (8 e 9), na Casa Perlage, em Farroupilha.
Um dos principais fóruns mundiais de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e universidades, sob a direção do engenheiro Alexandre Casaril, chefe de Engenharia e Inovação da Fras-le. A programação contará com painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos, mostra de engenharia e test drive com modelos das marcas Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.
O tema “Novas tecnologias – Impactos no sistema de freios” norteará as discussões do primeiro painel, a partir de diversos aspectos, como desafios legais, aceitação da sociedade, capacitação tecnológica e viabilidade econômica. “As transformações tecnológicas alavancadas em eletrificação, conectividade e direção autônoma alterarão profundamente o conceito de construção dos veículos e impactarão os sistemas de freios. A competitividade da indústria brasileira nesse cenário passa pela mobilização da comunidade de engenharia, e fomentar o debate em alto nível certamente contribui para esta mobilização”, afirma Casaril.

O encontro ainda terá apresentações de 15 trabalhos técnicos, nacionais e estrangeiros, em diversas áreas de interesse, como testes e validações, modelagens e simulações, materiais e matérias-primas, ruídos e vibrações, sistemas auxiliares de frenagem e eletrônica em sistemas de freios. Em paralelo será realizada uma mostra de engenharia para apresentação de lançamentos em produtos e serviços por empresas e instituições de ensino superior. O evento é organizado pela SAE Brasil – Seção Caxias do Sul, dirigida pelo engenheiro Marcelo Kuver. Mais informações em http://bit.ly/14ColloquiumFreios