Cidades

Feira do Livro completa 35 anos de existência

Atrações artísticas e culturais serão apresentadas a partir de 27 de setembro, na Praça Dante Alighieri
12 de setembro de 2019 às 09:57
Foto: Noriana Seefeld Behrend, Divulgação

As novidades e atrações da Feira do Livro de Caxias do Sul, que comemora 35 anos de existência, foram anunciadas nesta quarta-feira (11) por representantes da Secretaria Municipal da Cultura e Associação de Livreiros Caxienses (ALCA), organizadores do evento. A abertura oficial está marcada para as 18h30 da sexta (27), no palco principal da Praça Dante Alighieri, e seguida de apresentação da "A Banda Mais Bonita da Cidade". O show com Rafa Gubert e Tita Sachet encerrará a programação, no dia 13 de outubro, a partir das 19h, no palco principal. Entre os dias 24 e 27 de setembro estão previstas outras atividades que fazem parte da pré-feira, na Câmara de Vereadores.

O tema que norteia as ações literárias e artísticas da feira é "Você é o que você lê". O patrono escolhido foi o escritor e professor Delcio Antônio Agliardi. Já a amiga do livro é a autora Bernardethe Zardo.

Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, leituras e vivências. A edição deste ano traz 74 escritores nacionais e internacionais, que têm encontro marcado com o público em bate-papos e palestras abertas à comunidade. O escritor caxiense também será destaque com a participação de 40 autores, incluindo a 3ª edição do Projeto "Escritor na Comunidade".

A programação contempla 80 sessões de autógrafos, 22 encontros no 15º Passaporte da Leitura, com 88 escolas, mais de 20 oficinas, 160 contações de histórias no palco infantojuvenil e 12 horas de histórias ininterruptas, na 11ª Maratona de Contação (dia 2). Na programação também está previsto o 26º Proler, que valida 40h de formação para professores e mediadores de leitura. A atividade ocorrerá ao longo da feira por meio de 23 atividades, extensivas à comunidade.

No espaço infantojuvenil estão previstas atividades promovidas pelo Sesi, Sicredi, Sesc e Senalba & Quindim. Em torno de 34 apresentações musicais, Feira Fora da Feira, peças de teatro, Slam de Ilustração, Tapete Mágico e 4ª Semana da Leitura fazem parte da programação cultural do evento, todos com entrada gratuita. Nesse ano, 38 bancas, entre editoras e livrarias, estarão presentes na Praça Dante Alighieri e oferecerão até 20% de desconto nas compras de livros.





Publicidade