Variedades

Famur inaugura Centro Veterinário

Instituição terá o maior complexo de saúde da região para atendimento de animais domésticos, de produção e silvestres
09 de setembro de 2019 às 10:51
Foto: Murialdo, Divulgação.

Na segunda-feira (9), a Faculdade Murialdo (Famur) colocará à disposição da comunidade regional o Centro Veterinário Murialdo (CVM), com serviços de atendimento de animais domésticos e silvestres. A recepção aos convidados ocorrerá a partir das 9h, no CTG Ginetes da Tradição (Rua Leonardo Murialdo, 246, Ana Rech).

Com mais de 1 mil m², o CVM está localizado junto à Fazenda Escola Murialdo, que possui 48 hectares disponíveis aos estudantes para o cuidado e manejo de animais. O complexo é o primeiro estabelecimento completo de saúde animal ligado a uma instituição de ensino superior da região, que também se torna um laboratório de ensino e aprendizagem aos cerca de 230 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da faculdade. “É uma conquista que, além de atender as diretrizes curriculares, também comportará a demanda profissional, que subsidiará a gestão do empreendimento”, destacou o professor e membro do núcleo docente estruturante do curso de Veterinária, Flávio Gomes de Oliveira.

A estrutura do CVM possui unidade hospitalar de pequenos animais, com capacidade para atender a internação de 25 indivíduos, entre cães, gatos e silvestres. Conta com consultórios, salas de espera, de emergência e de pré e pós-operatório, bloco cirúrgico, farmácia interna, laboratório de patologia clínica, diagnóstico por imagem e isolamento para animais com doenças infectocontagiosas. Também conta com estrutura para plantonista.

Na unidade hospitalar para grandes animais há salas de anestesia e de cirurgia, salão de atendimento para equinos com tronco de contenção, baias para internação e piquetes para equinos, laboratório de reprodução animal, mangueiras, tronco de contenção com balança digital e descarregador para bovinos. Além disso, tem infraestrutura de apoio ligada à Faculdade Murialdo, como laboratórios de patologia animal, de histologia e embriologia, de microbiologia e parasitologia, de nutrição e bromatologia.

Os serviços serão ofertados em duas modalidades: particular e acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 12h. “Estamos prontos para atender todas as espécies de animais, de pequeno e grande porte, aplicando desde procedimentos simples aos mais complexos. O CVM foi planejado e estruturado de forma que os estudantes possam acompanhar as aulas e procedimentos realizados no local, cumprindo todos os requisitos normativos”, ressaltou.

Fazenda Escola Murialdo

Dividida em dois setores, a Fazenda Escola Murialdo é composta por uma sede administrativa e áreas de convivência, bem como laboratórios para aulas práticas e alojamentos. Dentre as dependências, tem unidades de bovinocultura de leite e de corte, equideocultura, avicultura, piscicultura, ovinocultura e suinocultura. Possui ainda unidades de olericultura, forragicultura, fruticultura e pomar didático, e laboratório de ecologia funcional aplicada. Além disso, há uma área de preservação permanente que liga os setores.





Publicidade