Cidades

FLORES DA CUNHA: Roteiro turístico prepara menarosto

Menarosto é o prato oficial de Flores da Cunha desde 2010
19 de junho de 2019 às 12:42
Foto: Divulgação

A 4ª edição do Menarosto do Compassos aproveita o feriado de Corpus Christi para promover o prato oficial de Flores da Cunha. O almoço ocorre nesta quinta (20), no Parque da Vindima Eloy Kunz. Os ingressos custam R$ 65 e podem ser adquiridos na hora ou antecipadamente pelos telefones (54) 9 9164-4719 ou 9 9979-0868 e em https://www.portalbonvivant.com.br/.

Realizado desde 2016, o evento espera receber cerca de 500 pessoas este ano. De acordo com Ricardo Pagno, proprietário das terras da Família Pagno, que integra o roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica, nada melhor do que oferecer um almoço típico aos turistas que se deslocam à cidade para apreciar os tapetes de Corpus Christi. “O Menarosto do Compassos é uma forma de resgatar a tradição italiana, desde a sua imigração, com a mesma forma de preparação e cozimento feito pelos antepassados”, completa.

Estabelecido por lei em 2010 como prato oficial de Flores da Cunha, o menarosto é preparado com carnes de porco, codorna, coelho e frango assadas em um espeto giratório sobre brasas. Sopa de capeletti, macarrão, polenta frita, maionese, pão, saladas e sobremesa completam o cardápio. O ingresso inclui vinhos finos, suco de uva, água mineral e refrigerante. Além da gastronomia típica, o evento conta ainda com a animação do grupo Parceiros do Pampa e brincadeiras e jogos de bodega.

A realização é do roteiro colonial Compassos da Mérica Mérica, composto por seis empreendimentos que unem tradição italiana e lazer, entre vinícolas, restaurante e agroindústria familiar. As localidades que compõem o roteiro buscam oferecer aos visitantes um pouco do espírito de luta e bem viver que permeia a tradição italiana da Serra Gaúcha.

 

PARA SEU LAZER

economia@folhadecaxias.com.br

 

Música e gastronomia

 

O Empório Canela realiza mais uma edição do Bazar do Vinil, de quinta a sábado, sempre a partir de 11h30, com cerca de dois mil discos à venda. Além dos LPs, o evento que faz parte das comemorações de 12 anos do bistrô também inclui duas opções de chope artesanal e toca-discos. Com jeito de casa da gente, o Empório Canela, localizada no centro da cidade, também oferece opções de livros especialmente selecionados, antiguidades, artesanato local e o conhecido cardápio com refeições para todas as horas do dia. 

 

Novo cardápio

 

Aberto ao público diariamente, das 12h às 22h30, o restaurante do Intercity Caxias do Sul tem novo cardápio, incluindo pratos ideais para saborear no inverno e também em ocasiões festivas. O menu assinado pelo chef Antonio Bosco tem opções como carpaccio de vegetais defumados, risotto de filé mignon ao gorgonzola, penne integral ao pomodori com manjericão e muçarela de búfala e salmão na manteiga de limão. O destaque é o rústico “Brasileirinho”, preparado com contrafilé de hereford, servido na tábua com farofa, legumes e batatas rústicas. Nas segundas-feiras, o hotel promove o Wine Day, com descontos de até 15% em rótulos nacionais e importados. Nas terças e quintas, o chef Antonio Bosco oferece um buffet especial de sopas e cremes; e a quarta é o dia das Comidinhas de Boteco.

 

ExpoBento na Mesa

 

Sucesso na última edição, o espaço técnico-gastronômico ExpoBento na Mesa retorna repleto de novidades para quem ainda não visitou a ExpoBento 2019. Realizado em parceira com o Senac Bento Gonçalves, a iniciativa desse ano traz uma explosão de experiências em um festival de gastronomia que chega de uma forma inédita: as oficinas dão ênfase em experiências, despertando os cinco sentidos dos apreciadores. “Nosso objetivo é proporcionar aos visitantes da ExpoBento ensaios que mudem seu ponto de vista por meio da culinária”, destaca Rosângela Jardim, diretora do Senac-BG. As oficinas e receitas são conduzidas pelos alunos da escola de gastronomia. Oficinas como degustação a cegas, food styling e confort food são alguns dos destaques dessa edição. Mais informações podem ser obtidas no espaço do Senac na ExpoBento, no Pavilhão A do Parque de Eventos. A ExpoBento e Fenavinho seguem até domingo (23).