Cidades

FESTA DE SANTO ANTÔNIO: Legado Antoniano celebra a tradição dos pãezinhos bentos

Organização distribuirá em torno de 80 mil pãezinhos abençoados
13 de junho de 2019 às 13:01
Foto: Paróquia Santo Antônio, Divulgação

Um gesto que simboliza a caridade e a compaixão, oriundo de um milagre operado por intercessão de Santo Antônio. A nobre e tradicional distribuição dos pãezinhos bentos no dia 13 de junho é cercada por simbologias históricas, que se perpetuam anualmente nas comunidades aonde o santo se faz padroeiro, como é o caso de Bento Gonçalves.

Com um viés comunitário muito forte e presente, o legado deixado pelos imigrantes italianos une os fiéis em um processo preparatório que exige colaboração de vários agentes sociais, desde os voluntários que auxiliam no recolhimento e posterior distribuição dos pães até os mercados e padarias que doam os alimentos. À frente da coleta há mais de três décadas, Rui José Flaiban ressalta a contribuição dos estabelecimentos locais em favor da festa. “Em média, recolhemos, 85 mil pãezinhos, que representam aproximadamente 430 kg. São muitas padarias que contribuem para o sucesso da festividade, doando a quantidade que podem oferecer e de acordo com a capacidade de produção, mas sempre prezando por esse ato de caridade ano após ano”, destaca.

As doações são produzidas e recolhidas na semana da festa e distribuídas por voluntários após serem bentos pelos sacerdotes presentes nas missas em honra a Santo Antônio – realizadas durante a programação de 13 de junho. Neste ano, serão 80 mil pãezinhos distribuídos durante todo o dia festivo.

Em Bento Gonçalves, desde 1878, quando o sacerdote Giovanni Menegotto, de Pádua, foi designado para atuar na então colônia Dona Isabel, a festa em honra a Santo Antônio é realizada anualmente. Com a temática “Mostra-me Senhor, teus caminhos”, a festa deste ano tem previsão de reunir 20 mil pessoas. Ao longo do dia serão celebradas missas às 7h, 8h30, 10h, 15h e 18h. A cerimônia das 15h é a que concentra maior público, pois é celebrada de forma campal e seguida de procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais. A Missa de Ação de Graças, às 18h, é o momento de apresentação dos casais festeiros da próxima festa.