Variedades

Exposição valoriza obras de Nadyr Dalle Molle

Mostra fotográfica de autoria de José Alfredo Dalle Molle ocupa o Museu Municipal
10 de agosto de 2019 às 09:51
Foto: José Alfredo Dalle Molle, Divulgação

O Museu Municipal de Caxias do Sul sedia a exposição “Do gesso à madeira: reminiscência de um escultor”. A mostra fotográfica faz parte do trabalho de conclusão de curso do fotógrafo José Alfredo Dalle Molle e revela o trabalho do escultor Nadyr Dalle Molle, seu pai, que foi responsável por obras em gesso, de cunho sacro, presentes em diversas cidades da Serra Gaúcha. A curadoria da exposição é de Liliane Giordano.

As fotografias inéditas revelam nuances da obra sacra do artista entre os anos 1947 e 1963, período em que ele trabalhou no Memorial Atelier Zambelli. “A exposição é o resultado do meu trabalho de conclusão de curso, que rendeu também um documentário. Algumas das peças do meu pai, fotografadas para a mostra, estão no Memorial Atelier Zambelli, no interior do Monumento Jesus Terceiro Milênio, no Parque da Festa da Uva. Algumas das obras também estão em outros municípios, como Lajeado e Vacaria”, afirma o fotógrafo.

Para compor o acervo que integra a exposição, José Alfredo Dalle Molle percorreu os passos do pai ao passar dos anos, revisitando lugares, conversando com pessoas ligadas às esculturas e visitando cidades da região. O resultado dessa peregrinação é a mostra fotográfica, que fica aberta ao público até o dia 31 de agosto. O horário de visitação é de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, a mostra pode ser vista das 11h às 17h. O Museu Municipal de Caxias do Sul fica na Rua Visconde de Pelotas, nº 586. A entrada é gratuita.